Abertas as inscrições para o treinamento nos EUA para o combate de notícias falsas
Notícias falsas no universo da ciência são perigosamente populares. Dados enganosos sobre medicamentos e vacinas ficaram ainda mais comuns na pandemia de Covid-19, mas a desinformação sobre biologia, química, física, computação e matemática também viraliza com força – muitas vezes pela mão de falsos estudos e pesquisas de pouca qualidade.
Foi por conta desse cenário que o Instituto Serrapilheira e o International Center for Journalists (ICFJ) selaram uma parceria para apoiar reportagens colaborativas – conduzidas por jornalistas, comunicadores e/ou pesquisadores brasileiros – que busquem investigar quem financia essas ações e combater a desinformação na ciência.
A iniciativa é parte do programa global Disarming Disinformation, lançado pelo ICFJ, e pretende financiar a produção de reportagens que busquem revelar quem ou o que está por trás das campanhas de desinformação.
Por meio da parceria com o Serrapilheira, candidatos brasileiros que trabalhem com temas de desinformação em ciência poderão se inscrever no Disarming Disinformation e concorrer a até cinco vagas exclusivas no investigation, evento presencial que ocorrerá em Austin, nos Estados Unidos, em abril de 2023.
Os interessados poderão se inscrever até o dia 5 de fevereiro.
Inscrições abertas no site: