Metal Mecânica

Altair e Instituto Hercílio Randon vão criar hub para inteligência artificial dedicada a materiais avançados e HPC

A Altair, empresa que atua na área de ciência computacional e inteligência artificial (IA), e o Instituto Hercílio Randon (IHR), a primeira instituição brasileira de ciência e tecnologia voltada ao setor automotivo para autopeças e transporte rodoviário de cargas, anunciaram o compromisso para estruturação de um hub para Inteligência Artificial dedicada a Materiais Avançados e HPC (high performance computing) – AI IHR-Altair RapidMiner e a promoção de atividades para disseminação das tecnologias de simulação para materiais avançados com base no software aberto OpenRadioss. O anúncio marca a comemoração de um ano de parceria e cooperação tecnológica entre as organizações.

“A arquitetura proposta para a criação deste hub nos permite fortalecer competências para o desenvolvimento de materiais avançados, empregando intensivamente tecnologias como inteligência artificial, modelagem matemática, simulação, otimizações e high performance computing (HPC)”, reforça Joel Boaretto, diretor técnico do Instituto Hercílio Randon.

“Mais do que avanços tecnológicos, essa iniciativa propiciará a formação de capital humano para exploração das ferramentas e transformação das oportunidades em negócios. Neste sentido, alianças estratégicas com instituições de ensino como a UCS, fazem parte desta jornada”, comenta Fábio Makita, diretor Administrativo do Instituto Hercílio Randon.

“A parceria com o IHR tem permitido à Altair colocar sua expertise e suas soluções para colaborar com o avanço tecnológico mais rápido em áreas fundamentais para o futuro da indústria e da sociedade, como mobilidade, eletrônica embarcada e o desenvolvimento de novos materiais. A criação do hub acelerará o desenvolvimento tecnológico e científico para pesquisa de materiais avançados utilizando a Inteligência Artificial. Queremos promover a formação de mão de obra especializada para a indústria da mobilidade”, destaca Valdir Cardoso, presidente da Altair Brasil.

A Altair possui parcerias como essa com o IHR em diversos países e mercados, como com a Rolls-Royce Germany, firmada em 2021, para convergir inteligência artificial e engenharia, e obter valor para os negócios.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo