Altair Radios está disponível como tecnologia de código aberto
A Altair, empresa que atua no segmento de ciência computacional e inteligência artificial (IA), anuncia que o Altair Radioss – um solucionador de eventos dinâmicos basedo em elementos finitos (FEA)- agora está disponível como uma tecnologia de código aberto sob o nome OpenRadioss. A Altair criou o OpenRadioss para acelerar o ritmo global de inovação e enfrentar os desafios multidisciplinares cada vez maiores – particularmente mudanças climáticas e objetivos de sustentabilidade – enfrentados por todos os setores.
O Altair Radioss é uma ferramenta bem-sucedida há mais de 30 anos, ajudando a indústria automotiva a conseguir 5 estrelas nos crash tests de seus veículos, a indústria aeroespacial a simular aterrissagens e impactos de pássaro e a indústria de eletrônicos a analisar drop tests e outros requisitos.
“A Radioss é uma tecnologia de ponta que resolve eventos dinâmicos com excelente robustez e exatidão. É uma ferramenta altamente paralelizável e escalável, que fornece resultados numericamente consistentes e confiáveis”, diz James R. Scapa, fundador e CEO da Altair. “Permanecendo fiel à filosofia de arquitetura aberta da Altair, o OpenRadioss permite que todos contribuam, conduzam suas próprias inovações, desenvolvam e compartilhem seus próprios modelos e experimentem entrando no código. Isso torna o OpenRadioss uma ferramenta ágil que sempre permanece na vanguarda, independentemente do setor.”
Com o OpenRadioss, a Altair visa avanços mais rápidos em tecnologia que irão acelerar a pesquisa focada na solução dos desafios mais complexos de hoje. Além disso, a recém-criada Comunidade OpenRadioss se beneficiará da grande biblioteca de código já provada pela indústria, arquitetura de software moderna com estrutura avançada de paralelização (SMP+MPI) e métodos numéricos robustos baseados em esquemas de integração de tempo explícitos.
Essa comunidade internacional altamente engajada das melhores universidades do mundo, das startups mais inovadoras, dos maiores fornecedores de tecnologia do setor e dos principais pesquisadores ampliarão os recursos do OpenRadioss, disseminando o código para novos usuários, indústrias e organizações. Essa maneira revolucionária de colaborar preenche a lacuna entre a pesquisa de ponta e as necessidades do setor e aproveita a experiência da Altair para manter essa plataforma de software aberto de nível de produção para desenvolver tecnologias avançadas, compartilhar melhores práticas e enriquecer bibliotecas de modelos em torno do OpenRadioss.
“O OpenRadioss é um divisor de águas para academia, instituições de pesquisa e indústria, dando aos usuários o poder de modificar códigos maduros para seu próprio uso – sem ter que começar do zero – e permite que os usuários colaborem para acelerar o ritmo da inovação”, diz Elham Sahraei, professor associado de engenharia mecânica da Temple University.
Além disso, o OpenRadioss pode ler e executar modelos escritos com a sintaxe LS-Dyna, permitindo que a comunidade contribua e harmonize a construção de modelos.