Eletrônica e Informática

Apagão atingiu todos estados brasileiros, exceto Roraima

O Brasil sofreu um apagão na manhã de ontem. Todos os 25 estados do país, além do Distrito Federal, foram afetados pela falta fornecimento de energia elétrica. A exceção foi Roraima, o único estado que não é interligado ao SIN-Sistema Interligado Nacional. A energia em Roraima é gerada por termelétricas locais.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), às 8h31m, houve uma ocorrência no sistema que provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre essas regiões. Houve pelo menos 16 mil MW de interrupção de energia. A interrupção no Sul e no Sudeste foi uma ação controlada para evitar propagação da ocorrência.

O ONS informou que, assim que identificou a situação, iniciou ação conjunta com os agentes para restabelecer a energia nas regiões. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas.

Até às 12h25 de ontem, segundo o ONS, já haviam sido recompostos  55% da carga da região Norte e 81% da região Nordeste, 13.500 MW de carga. Recomposição havia sido concluída nas regiões Sul e Sudeste. Todas as capitais do Nordeste também já se encontravam com o suprimento de energia normalizado.

O Ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira, determinou a rigorosa apuração das causas do incidente.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo