Metal Mecânica

Ar ionizado e resfriado substitui óleos de corte na usinagem

O uso de óleos de corte na usinagem de metais para lubrificar e resfriar as peças usinadas e as ferramentas de corte pode se tornar desnecessário. É que já existe um método que utiliza somente ar ionizado e resfriado para realizar as operações. Trata do EcoCooling, apresentado ao mundo em meados de 2020.

O EcoCooling é resultado de pesquisa e desenvolvimento de longo prazo, realizado pela mesma equipe que desenvolveu a tecnologia por trás da família de dispositivos Kindle com iluminação frontal da Amazon. Agora, o grupo de cientistas, engenheiros e empresários experientes desenvolveu um método seco, limpo e ecologicamente correto para lubrificar peças de metal com ar ionizado e resfriado sem o uso de emulsões.

“As fábricas queriam se livrar dos fluidos e muitas tentaram encontrar uma solução para o problema, mas com resultados ruins”, diz Leo Hatjasalo, cofundador e CEO da EcoCooling. “Agora temos a resposta para essa demanda, já que EcoCooling pode ser usado até mesmo com os metais mais duros conhecidos, como cromo, titânio e metal duro.”

“O EcoCooling se baseia no fato de que o ar ionizado penetra na zona de corte e forma um lubrificante seco que diminui o atrito de corte e o calor gerado, ao mesmo tempo que acelera a formação da camada de óxido ”, explica Hatjasalo. “O processo está patenteado em todos os continentes e, no momento, estamos validando-o para incluir todos os tipos de máquinas-ferramenta.”

Hatjasalo enfatiza que o EcoCooling não é apenas uma forma de reduzir os custos das emulsões, mas também uma forma de melhorar a produtividade por meio de maior velocidade de corte, desgaste reduzido das ferramentas de corte e custos de manutenção minimizados.

A unidade de resfriamento a ar EcoCooling, extremamente compacta e sem manutenção, possibilita a construção de máquinas de usinagem menores e mais econômicas. A tecnologia, baseada em ar ionizado e resfriado, torna os fluidos de usinagem redundantes e provou prolongar significativamente a vida útil das ferramentas de corte. A unidade também pode ser facilmente adaptada em máquinas-ferramentas e parques industriais existentes em todo o mundo.

“Como os cavacos de metal não são contaminados por nenhum fluido, eles também podem ser totalmente reciclados sem limpeza”, diz Hatjasalo. “Outra grande vantagem é que elimina o desperdício de fluidos tóxicos e fumos, além de minimizar as emissões de CO2, já que não há aproveitamento de óleo.”

O EcoCooling foi experimentado com sucesso em vários testes comerciais em ambientes exigentes. O objetivo da companhia é criar uma família de produtos EcoCooling versátil que inclua todas as máquinas-ferramentas, além de tornos.

“Também estamos planejando integrar o sistema para se adequar a diferentes máquinas-ferramenta CNC e criar soluções para todas as máquinas-ferramenta e ambientes de fabricação”, diz Hatjasalo. “Portanto, o próximo passo é encontrar um parceiro industrial para nos ajudar a comercializar o EcoCooling globalmente e desenvolver as maneiras pelas quais a tecnologia pode ser usada”, comenta.

The experienced team behind EcoCooling is partly the same that developed the front-lit technology used in Amazon Kindle-devices. From left to right: Juha Hatjasalo, Leo Hatjasalo, Jori Oravasaari, and Jarmo Maattanen.
The experienced team behind EcoCooling is partly the same that developed the front-lit technology used in Amazon Kindle-devices. From left to right: Juha Hatjasalo, Leo Hatjasalo, Jori Oravasaari, and Jarmo Maattanen.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo