Eletrônica e Informática

Aumenta número de trabalhadores na indústria eletroeletrônica

Dados do Novo Caged, compilados pela Abinee, indicam que o número de empregados da indústria eletroeletrônica teve aumento de 1.407 postos de trabalho no mês de setembro de 2022 em relação a agosto, totalizando 271,7 mil funcionários. Este acréscimo representa a diferença entre admissões e desligamentos. Foi o quinto crescimento consecutivo, com destaque para os últimos três meses, cujos acréscimos foram mais expressivos.

Com isso, o total de funcionários da indústria eletroeletrônica está cerca de 8 mil postos de trabalho acima do apontado em dezembro de 2021 (263,7 mil trabalhadores).

O número de empregados do setor eletroeletrônico cresceu em sete dos nove primeiros meses deste ano, recuando apenas nos meses de março e abril.

O resultado apontado em setembro de 2022 também foi superior ao registrado no mesmo mês do ano passado, quando a indústria eletroeletrônica empregava 266,3 mil trabalhadores diretos.
 

O saldo positivo no nível de emprego do setor observado em setembro de 2022 foi resultado das admissões de 9,8 mil empregados e de desligamentos de 8,4 mil trabalhadores.

CONFIANÇA RECUA – O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do Setor Eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, caiu 2,2 pontos no mês de outubro de 2022 em relação ao mês imediatamente anterior, atingindo 58,2 pontos. Mesmo com essa retração, o Icei da indústria elétrica e eletrônica permanece acima da linha divisória dos 50 pontos há 27 meses, demonstrando confiança do empresário do setor.

O Icei varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

O Icei do setor verificado em outubro encontra-se 2,4 pontos acima do apontando em outubro do ano passado, que estava em 55,8 pontos.

Este resultado mostra que, mesmo com as dificuldades que a indústria eletroeletrônica vem enfrentando, principalmente com a falta de semicondutores no mercado, o empresário industrial do setor continua confiante.

A queda no Icei do setor em outubro de 2022 resultou da retração de 3,6 pontos na confiança do empresário da área elétrica e do recuo de 0,7 ponto do empresário da área eletrônica.

O Icei da área elétrica passou de 61,8 pontos para 58,2 pontos e o da área eletrônica caiu de 58,9 pontos para 58,2 pontos.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo