Eletrônica e Informática

Baixa conectividade é obstáculo para o Brasil ter os benefícios da tecnologia 5G

Lançada em julho deste ano no Brasil, a tecnologia 5G causou empolgação no mercado prometendo revolucionar diversas áreas no país. Após quase seis meses desde a chegada, a tecnologia esbarra agora em diversos entraves ligados à baixa conectividade no Brasil. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 28,2 milhões de brasileiros não tiveram acesso à internet em 2021.

Ainda segundo a pesquisa, cerca de 15,3 % da população acima dos 10 anos não teve acesso a internet no Brasil este ano. O especialista em educação e internet, Alfredo Freitas, acredita que sem resolver a questão da conectividade, as mudanças propostas para a tecnologia 5G não serão sentidas no médio e longo prazo no Brasil.

“Os impactos da tecnologia na educação, por exemplo, poderiam ter sido maiores se os investimentos necessários tivessem sido feitos para conectar as escolas no Brasil. A baixa conectividade, sem dúvida, representa um entrave para a consolidação dos benefícios que a tecnologia 5G poderia trazer para o sistema educacional brasileiro na modalidade remota, por exemplo”, afirma Alfredo Freitas.

Dados do IBGE confirmam o cenário apresentado por Freitas e mostram que 42% das pessoas, que não acessaram a internet no Brasil em 2021, afirmaram que não o fizeram devido não saber usar a tecnologia. Além desse efeito, há ainda a rudimentar conexão das zonas mais afastadas do Brasil.

“Recursos como vídeoaulas gravadas, plataformas online para interação, aulas online e ao vivo, além de outras ferramentas online poderiam auxiliar as escolas e universidades brasileiras a manter a qualidade da educação, caso existissem incentivos para a conectividade. O ensino via internet é irreversível”, pondera Freitas.

Pesquisa recente com Dirigentes Municipais de Educação em todo Brasil, em mais de 4.472 municípios do país mostrou que 96% destes municípios (77% do total) já aplicaram recursos do ensino remoto para ajudar na recomposição pedagógica do ensino em 2020 e 2021.

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