Serviços

bauma 2025 apresentará o futuro do mercado de equipamentos para construção e mineração

O futuro do mercado de equipamentos para construção e mineração será apresentado entre os dias 7 e 13 de abril, durante a bauma 2025, principal feira do setor no mundo. Temas como eletrificação, célula a combustível a hidrogênio, digitalização, automação e neutralidade de carbono estarão no centro das discussões e dos lançamentos.

 

O evento global conta com mais de 3500 expositores, de 57 países, alocados em uma área de 614 mil m². Nesta edição, houve um aumento significativo de expositores da Ásia, principalmente da China, Coreia, Índia e Japão. Entre os países estreantes estão a Argentina e as Filipinas.

 

“A bauma é um grande motor para as indústrias de construção e mineração, impulsionando a inovação e contribuindo para moldar o futuro desse setor”, disse Stefan Rummel, CEO da Messe München, organizador da feira, que comentou sobre o retorno de empresas globais que não estiveram em 2022, como a Volvo e a LiuGong, e a entrada de novos expositores como a Sandvik, da Suécia.

 

A feira deve reunir 500 mil visitantes de inúmeros países. Nas últimas edições, recebeu 1.500 participantes brasileiros. Para Rummel, o interesse tanto de expositores como de empresários e engenheiros de diversas nações reforçam a importância da bauma para todos os continentes.

 

Joachim Schmid, diretor geral para equipamentos, plantas industriais e mineração da VDMA, enfatizou que a bauma possibilita que startups apresentam suas soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo setor. Neste ano, são quase 50 startups, com foco em neutralidade climática, construção em rede, construção sustentável, mineração e conceitos alternativos para propulsão das máquinas. Ainda reafirmou a relevância da bauma para estimular a inovação tecnológica nas indústrias. O “International Innovation Award”, por exemplo, teve o recorde de 208 inscrições.

 

Nesse sentido, as empresas estão preparando diversos lançamentos e conceitos que serão fundamentais para que as atividades da construção e mineração se tornem ainda mais produtivas e eficientes, e ao mesmo tempo mais automatizadas, tecnológicas, digitais e sustentáveis, com menor impacto ambiental, menor desperdício, maior conservação de recursos e maior circularidade.

 

Entre as tecnologias que estarão em exposição, destaque para diversos modelos de máquinas elétricas, equipamentos autônomos e semiautônomos, guindastes híbridos, uso de inteligência artificial para melhorar segurança na operação, como por exemplo, para a detecção de pessoas e objetos, sistemas avançados para diminuir pontos cegos nas máquinas, uso de combustíveis alternativos, como o HVO e célula a combustível a hidrogênio, tecnologias de combustão multicombustível, além de lançamentos em escavadeiras, retroescavadeiras, carregadeiras de rodas, guindastes, gruas, plataformas aéreas, manipuladores telescópicos, empilhadeiras, rolos compactadores, fresadoras, vibroacabadoras, misturadores de concreto, autobetoneiras, bombas de concreto, mastros de distribuição, centrais de concreto, usinas de concreto, entre outros.

 

Para mais informações sobre a bauma, acesse o link: https://bauma.de/en/

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios