Metal Mecânica

Belgo cria o primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria

A Belgo Arames inicia 2024 com a criação do primeiro hub brasileiro de impressão de peças 3D em arame de aço para a indústria, o 3D Part. Em fase de pré-lançamento, a startup corporativa oferece solução pioneira para a indústria que tem a necessidade de criar uma peça de forma mais rápida se comparada à manufatura tradicional ou precisa repor peças danificadas, que muitas vezes são importadas e demoram para chegar ao país. Além disso, a solução é uma alternativa sustentável, pois gera menos resíduos. Do jeito convencional, o descarte de aço na produção de peças pode chegar a 80%. Com a tecnologia 3D cai para 20%.

 

“Com o investimento nessa tecnologia, a Belgo cria uma possibilidade disruptiva para sanar uma dor da indústria brasileira e fomenta o mercado com inovações da Indústria 4.0. A tecnologia que empregamos para a impressão 3D é a de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (Mada) e conta com a garantia de qualidade da Belgo, que cumpre também com as certificações de segurança e de desempenho obrigatórios”, diz André Ghion, diretor de Marketing, Inovação e Estratégia da Belgo Arames.

 

O hub de impressão de peças 3D em arame de aço da Belgo faz a conexão entre a demanda do cliente e parceiros tecnológicos, contribuindo com sua expertise em Mada e matéria-prima, além de todo o conhecimento da líder em produção de arame de aço do país.

 

A fase de pesquisa e viabilidade técnica de mercado envolveu uma equipe multidisciplinar, composta por pesquisadores, especialistas em solda, engenheiros, e profissionais das áreas comerciais, de design thinking, marketing, inovação e logística. Segundo Ghion, já foi investido R$ 1,2 milhão nesse projeto.

 

Atualmente, o hub de impressão 3D da Belgo trabalha com tecnologia para atender a confecção de peças de até 30 cm³. Até o fim de 2024, a expectativa é ampliar a impressão para até 100 cm³. “As primeiras impressões já estão sendo feitas em Minas Gerais e estamos prontos para atender indústrias de todos os portes. Os primeiros ensaios foram promissores, e a Belgo acredita na consolidação desse novo mercado nos próximos anos”, afirma Ghion. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo