BMW inicia projeto para desenvolver produção seriada de peças de metal por manufatura aditiva
Sob a coordenação do Grupo BMW, um ambicioso projeto que prevê a produção em massa de peças automotivas metálicas por meio da manufatura aditiva está sendo desenvolvido na Alemanha, desde o mês de março. Trata-se do projeto “Industrialization and Digitization of Additive Manufacturing (AM) for Automobile Series Processes – Idam”, que envolve vários parceiros, incluindo pequenas e médias empresas, grandes corporações, e institutos de pesquisas.
O Instituto Franhauser para Tecnologia Laser ILT, de Aaachen, e a Cadeira para Produção Aditiva Digital DAP, da Universidade de
RWTH de Aachen, dão apoio ao projeto por meio de sua experiência acumulada ao longo de anos no campo das tecnologias de manufatura aditiva.
Integrando a impressão 3D metálica a linhas convencionais de produção da indústria automotiva, o projeto Idam possibilitará às empresas substituir custos e processos de produção demorados como a produção de moldes, e atender o desejo de se ter um produto customizado, sem custos extras.
A impressão metálica 3D está sendo implementada em duas localidades: no Centro de Manufatura Aditiva do Grupo BMW, em Munique, e na fábrica de Bonn da fornecedora automotiva GKN Powder Metallurgy. Lá, a equipe Idam está qualificando a tecnologia de manufatura aditiva para requisitos específicos para produzir peças idênticas, assim como peças de reposição baseadas em peças específicas.
O volume de peças a serem produzidas indica a dimensão do projeto. No futuro deverá ser possível produzir pelo menos 50 mil componentes ao ano em produção de massa e mais de 10 mil peças individuais e de reposição – da mais alta qualidade e sob extrema pressão de custos – com as linhas de produção por manufatura aditiva.
Duas linhas modulares de produção por manufatura aditiva, quase que completamente automatizadas, estão sendo instaladas em Bonn e em Munique. Elas cobrem todo o processo, do digital à manufatura física do componente e todas as etapas de pós-processamento.
Os módulos individuais podem ser adaptados a diferentes requisitos de produção, graças à construção modular da linha e, se necessário, substituídos. Além disso, suas etapas de processo são controladas e utilizadas de forma flexível.
Levando em conta uma visão integrada de uma linha de produção automotiva, os parceiros do projeto planejam reduzir a participação manual das atividades ao longo da cadeia de produção dos atuais 35% para menos de 5%. Além disso, o custo unitário dos componentes metálicos impressos em 3D deverá cair a menos da metade.
COOPERAÇÃO INTERDISCIPLINAR – A expertise das pequenas e médias empresas é essencial para o Idam. São elas que fornecem e conectam os módulos para a linha de produção por manufatura aditiva. Entre outras coisas, elas assumem a automação das interfaces entre as etapas de processos individuais ou, como parte do projeto, desenvolvem instalações modulares prontas para produção em série para impressão metálica 3D.
Outros componentes modulares do processo, como manuseio de pó, monitoração e pós-processamento automatizado também estão sendo desenvolvidos por pequenas e médias empresas.
As instituições de pesquisa estão assumindo tarefas para controle de processo, gêmeos digitais, ações para aumento da qualidade entre outros.
Como grandes empresas industriais estão envolvidas, os módulos conectados podem ser usados em linhas de produção por manufatura aditiva sob condições reais e em larga escala. (texto: Franco Tanio/foto: divulgação)