Buggy 100% elétrico será fabricado com 100% de tecnologia brasileira
O primeiro buggy 100% elétrico do mundo em breve será fabricado com 100% de tecnologia brasileira. A partir de agora o Buggy Power – como é conhecido – se tornará o veículo totalmente elétrico em produção no Brasil com o maior índice de nacionalização de peças e equipamentos. Apenas as células de íons de lítio – utilizadas nas baterias – ainda não serão produzidas no país.
A inovação acontece graças à parceria entre a startup paranaense eiON – que criou e está desenvolvendo o carro elétrico em Curitiba – com a gaúcha FuelTech, referência em tecnologia no controle de motores veiculares, cuja sede fica em Porto Alegre.
A empresa FuelTech, do segmento de tecnologia para alto desempenho de veículos à combustão, está de olho na tendência de eletrificação. Por isso, em junho deste ano, adquiriu a Energy Systems – especialista em converter carros com motores tradicionais em elétricos.
“Investimos em pesquisa, desenvolvimento e inovação para eletrificação veicular. Temos importantes parceiros – como a catarinense WEG – e essa ação conjunta com a eiON traz aumento do capital intelectual e ganhos de escala na padronização dos equipamentos elétricos. Isso melhora e complementa nossas áreas de atuação, gera mais sinergia e vantagens competitivas às duas empresas”, destaca o CEO da FuelTech, Anderson Dick.
Com diferentes tecnologias embarcadas, o buggy é o que se pode chamar de mobilidade sustentável. Ele não emite gases poluentes, não tem ruídos, roda mais de 100 km com menos de R$ 9,00 e gera economia de mais de 70% no custo do quilômetro rodado quando comparado aos modelos à combustão.
Até a versão mais econômica do buggy elétrico já vem equipada com freios a disco nas quatro rodas, acelerador eletrônico, controle eletrônico de tração, sistema de frenagem regenerativa, bancos anatômicos e equipamento de segurança Santo Antônio inserido na carroceria.
“Os modelos mais exclusivos também contam com funções de conectividade por smartphone para compartilhamento e monitoramento remoto de última geração. Eles também podem ser fornecidos em conjunto com garagens solares e estações de recarga, num modelo de negócio que pode até mesmo gerar receitas financeiras para seus proprietários”, explica o engenheiro eletricista Milton Francisco dos Santos Junior, idealizador da eiON.
Em relação à manutenção, as peças mecânicas são as mesmas já utilizadas em buggys tradicionais. O powertrain – motor elétrico e inversor fornecidos pela WEG – praticamente não gera manutenção.
A produção em escala comercial do Buggy Power deve ser iniciada em breve, com valores a partir de R$ 119 mil a unidade. Projetado inicialmente para atender resorts e locais voltados ao ecoturismo, o carro também pode ser utilizado na área urbana, na zona rural e no litoral.