Capacidade global de fabricação de semicondutores é projetada para crescer 6% em 2024 e 7% em 2025

Para acompanhar o crescimento da procura de chips, espera-se que a indústria global de semicondutores aumente a capacidade de produção em 6% em 2024 e mais 7% em 2025, atingindo um recorde de capacidade de 33,7 milhões de wafers por mês (wpm: 8-inch equivalent), de acordo com o mais recente relatório trimestral “World Fab Forecast”, publicado pela Semi.
Espera-se que a capacidade para nós de 5 nm ou menos cresça 13% em 2024, impulsionada principalmente pela inteligência artificial generativa (IA) para treinamento, inferência e dispositivos de ponta em data centers. Para aumentar a eficiência da energia de processamento, os fabricantes de chips, incluindo Intel, Samsung e TSMC, estão preparados para iniciar a produção de chips Gate-All-Around (GAA) de 2nm, aumentando o crescimento total da capacidade de ponta em 17% em 2025.
“A proliferação do processamento de IA, desde a computação em nuvem até dispositivos de ponta, está alimentando a corrida para desenvolver chips de alto desempenho e impulsionando uma expansão robusta da capacidade global de fabricação de semicondutores”, diz Ajit Manocha, presidente e CEO da Semi. “Isso cria um ciclo virtuoso: a IA impulsionará o crescimento do conteúdo de semicondutores em uma ampla gama de aplicações, o que, por sua vez, incentiva mais investimentos.”
EXPANSÃO POR REGIÃO – Espera-se que os fabricantes de chips chineses mantenham um crescimento de capacidade de dois dígitos, registrando um aumento de 14% para 10,1 milhões de wpm em 2025 – quase um terço do total da indústria – depois de registrarem um aumento de 15% para 8,85 milhões de wpm em 2024. Apesar dos riscos potenciais de excedente, a região continua a investir agressivamente na expansão da sua capacidade, em parte para mitigar o impacto dos recentes controles às exportações. Os principais fornecedores de foundry, incluindo o Huahong Group, Nexchip, Sien Integrated e o fabricante de SMIC e DRAM CXMT, estão investindo pesadamente para aumentar a capacidade de fabricação de semicondutores da região.
Espera-se que a maioria das outras grandes regiões produtoras de chips registrem um crescimento de capacidade não superior a 5% em 2025. A expectativa é que Taiwan fique em segundo lugar em capacidade em 2025, com 5,8 milhões de wpm, uma taxa de crescimento de 4%, enquanto a Coreia do Sul deverá assumir o terceiro lugar no próximo ano, expandindo a capacidade em 7% para 5,4 milhões de wpm depois de ultrapassar a marca de 5 milhões de wpm pela primeira vez em 2024. Espera-se que o Japão, as Américas, a Europa e Oriente Médio e o Sudeste Asiático aumentem a capacidade de fabricação de semicondutores em 4,7 milhões de wpm (3% em taxa homóloga), 3,2 milhões de wpm (5% em taxa homóloga), 2,7 milhões de wpm (4% em taxa homóloga e 1,8 milhão de wpm (4% em taxa homóloga), respectivamente.
EXPANSÃO POR SEGMENTO – Impulsionado em grande parte pelo estabelecimento do seu negócio de foundry pela Intel e pela expansão da capacidade da China, o segmento de foundry deverá aumentar a capacidade em 11% em 2024 e 10% em 2025, atingindo 12,7 milhões de wpm em 2026.
A rápida adoção de memória de alta largura de banda (HBM) para atender à crescente demanda por processadores mais rápidos exigidos pelos servidores de IA está impulsionando um crescimento de capacidade sem precedentes no setor de memória. A adoção explosiva de IA impulsionou a demanda crescente por pilhas HBM mais densas, com cada pilha (stack) integrando agora de 8 a 12 dados. Em resposta, os principais fabricantes de DRAM estão aumentando o investimento em HBM/DRAM. Espera-se que a capacidade DRAM aumente 9% em 2024 e 2025. Em contraste, a recuperação do mercado 3D NAND permanece lenta, sem previsão de crescimento na capacidade para 2024 e com um aumento de 5% esperado em 2025.
Espera-se que o aumento das aplicações de IA em dispositivos de ponta aumente o conteúdo DRAM nos smartphones convencionais de 8 GB para 12 GB, enquanto os laptops que usam assistentes de IA precisarão de pelo menos 16 GB de DRAM. A expansão da IA para dispositivos de ponta também estimulará a demanda por DRAM. (texto: Franco Tanio)