Metal Mecânica

CBMM investe em softwares para otimizar desenvolvimento de novas aplicações do nióbio

A CBMM, fornecedora brasileira de produtos e tecnologia de nióbio, está utilizando a plataforma 3DExperience da Dassault Systèmes na nuvem, para otimizar o desenvolvimento de novas aplicações de nióbio para a indústria automotiva. O nióbio, um metal macio, dúctil, maleável e altamente resistente à corrosão, pode melhorar as propriedades dos materiais, redundando na maior eficiência energética, segurança e desempenho dos produtos finais.

A CBMM busca testar e aumentar o uso de nióbio com outros materiais como o aço de forma mais rápida, para reduzir custos e o ciclo de vendas, além de acelerar seu tempo lançamento no mercado. A plataforma 3DExperience permite unificar os dados de projeto, engenharia, teste e fabricação em um ambiente digital único e totalmente colaborativo. A CBMM pode simular e experimentar o uso de materiais e suas aplicações em diferentes peças de produtos, analisar sua durabilidade, tenacidade e eficiência e aperfeiçoar o projeto. A companhia também pode criar uma base de conhecimento dos muitos testes e simulações que podem ser acessados ​​e compartilhados por suas equipes internacionais para trabalhar e inovar de forma mais colaborativa. Os projetos já em andamento incluem o desenvolvimento de novas estruturas de caminhões, implementos rodoviários e modernos sistemas de freio com discos e suportes mais eficientes.

“Por meio das soluções da Dassault Systèmes, melhoraremos o tempo de desenvolvimento de aplicações de nióbio e o nosso desempenho”, diz Rodrigo Barjas Amado, chefe de Estratégia e Desenvolvimento de Novos Negócios da CBMM. “O desenvolvimento de uma aplicação, incluindo testes físicos, leva até cinco anos. A plataforma 3DExperience nos permitirá realizar este mesmo desenvolvimento em menos de um ano. Os processos de teste digitalizados também permitirão aos fabricantes automotivos acessar dados sobre as vantagens do uso de novos materiais e peças com nióbio, ampliando seu uso.”

 

DESENVOLVIMENTO – No final de janeiro, a CBMM e Giaffone Racing, especializada na produção de carros e motores de competição, anunciaram parceria para desenvolvimento de UTV – veículo parecido com quadriciclo, mas com gaiolas protetoras ultraresistentes, utilizado em competições off-road e em fazendas. O primeiro projeto será um veículo com foco em motorsport com 100% do aço microligado com nióbio, que permite estruturas mais leves com alta resistência.

As duas companhias firmaram parceria para inovar na produção brasileira de UTVs, com veículos mais leves e com menos impacto ambiental. A Giaffone Racing já atua no mercado de carros e motores de competição, mas com veículos maiores, estilo buggies. A parceria começou com uma oferta de aço microligado com nióbio para teste nos veículos produzidos pela companhia. O resultado foi tão surpreendente que se decidiu pelo desenvolvimento de um projeto totalmente novo, o UTV. “A parceria se baseia em uma intensa troca de tecnologia e conhecimento. Eles sabem fazer carro. Nós sabemos produzir nióbio e trabalhar a aplicação dele”, conta Érico França, analista de mercado da área de tecnologia da CBMM, que acompanha o desenvolvimento do projeto pioneiro no Brasil.

Com a utilização do aço microligado com nióbio, o projeto do carro pode utilizar estruturas mais finas nos tubos e chapas, tornando o veículo até 10kg mais leve com a mesma resistência. Além da velocidade, o veículo mais leve ganha em custo operacional, com redução de combustível e vida útil dos componentes. “A nossa expectativa é comercializar o veículo daqui uns dois ou três meses. Vai ser uma opção para competição mais sofisticada que o mercado tem hoje, com marcha”, diz Zeca Giaffone, diretor da Giaffone Racing.

Após a finalização desse projeto, as companhias começam a trabalhar em um novo produto, também inédito no Brasil, com expectativa de lançamento no próximo ano. A CBMM atua em parceria com diversas empresas na aplicação do nióbio para otimização dos materiais. Recentemente, a companhia fechou parceria com a britânica Briggs Automotive Company (BAC) para utilização de nióbio na estrutura do novo BAC Mono, carro de luxo totalmente personalizado, e investe em mobilidade elétrica, sendo parceira cofundadora da Extreme E. O projeto, que estreia este ano, contará com competições de SUVs elétricos e acontecerá em locais remotos como Amazônia, Senegal e Groenlândia para chamar atenção para as mudanças climáticas em todo o planeta. A empresa também é patrocinadora de outra importante competição elétrica, a Fórmula E.

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