Metal Mecânica

Ceratizit conquista prêmio ambiental pelos produtos upGRADE

A Ceratizit recebeu o Prix de l’Environnement 2023 (Prêmio Ambiental) da associação industrial de Luxemburgo, a Fedil, pelo processo usado para fabricar as classes de metal duro da família de produtos upGRADE. Ao utilizar matérias-primas secundárias provenientes de um processo de reciclagem otimizado, as classes de metal duro upGRADE não só oferecem uma pegada de carbono particularmente baixa, mas também o alto desempenho de uma classe de metal duro premium.

 

“A mineração de minério contendo tungstênio já compensa a partir de um teor de 0,06%. Isto significa que cerca de 200 toneladas de minério têm de ser transportadas para obter uma tonelada de tungstênio metálico, o que requer muita energia”, explica o dr. Ralph Useldinger, vhefe de Análise de Grupo e I&D Fundamental. É por isso que a Ceratizit utiliza apenas matérias-primas secundárias provenientes do processo de reciclagem de zinco para os graus upGRADE, a fim de minimizar a pegada de carbono dos produtos.

BAIXAS EMISSÕES DE CO2 – O zinco utilizado para quebrar as estruturas de metal duro é reutilizado, o que significa que o processo produz emissões quase exclusivamente como resultado da eletricidade necessária. No entanto, a Ceratizit também desenvolve ações para minimizar o impacto do uso de energia. “Desde o início de 2023, só compramos eletricidade verde de fontes sustentáveis”, acrescenta Frank Thomé, membro do Conselho Executivo.

 

Thomé também considera que as variedades upGRADE desempenham um importante papel estratégico. “A família de produtos upGRADE é um componente importante da nossa estratégia de sustentabilidade. Eles provam que produtos de metal duro mais sustentáveis ​​são possíveis sem comprometer o desempenho”, afirma.

 

Para garantir isso, a Ceratizit utiliza apenas sucata de metal duro de alta qualidade e meticulosamente classificada no processo de reciclagem. “Na reciclagem de zinco, a estrutura do carboneto de tungstênio permanece inalterada. Isso significa que a qualidade que coloco é a qualidade que retiro”, explica Ralph Useldinger.

 

DUAS CLASSES – A família de produtos upGRADE atualmente apresenta duas classes de metal duro. CT-GS20Y para metalurgia, que já ganhou o prêmio Best of Industry, e KLC20+ para facas, barras e dentes de serra para marcenaria, que foi apresentado na Ligna em maio de 2023. Eles formam a vanguarda de um portfólio de produtos que, segundo Thomé, deverá se tornar cada vez mais sustentável nos próximos anos: “Nosso objetivo é ser líder em sustentabilidade na indústria de metal duro e ferramentas de corte até 2025. É por isso que estamos não apenas trabalhando ativamente para reduzir ainda mais nossa pegada de carbono corporativa, mas também adicionando gradualmente mais produtos com uma pegada de carbono particularmente baixa ao nosso portfólio de produtos”, encerra. (foto/divulgação)

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios