Eletrônica e Informática

Chipset i500 AIoT acelera novos dispositivos

Objeto de muita polêmica no Brasil – virá da China? Virá da Europa? Ou de Madagascar? – a tecnologia 5G, de um jeito ou de outro, chegará ao Brasil, com seu potencial de velocidade 20 vezes maior que a 4G e capacidade de integração igualmente superior.

 

Os brasileiros não precisam esperar por ela, no entanto, para desfrutar de um equipamento de tecnologia tão avançada como a da 5G. A Via Technologies trouxe para o mercado do país o chipset i500 AIoT, da linha Media Tek, capaz de acelerar a infinidade de novos dispositivos que surgem a todo instante no mercado mundial.

 

Dentre os recursos disponibilizados pelo chipset, que alimenta a nova placa Via VAB-950, destacam-se principalmente as tecnologias de voz e de visualização, providas de inovações como circuitos integrados inéditos e de última geração. Além disso, a plataforma MediaTek i500 AIoT conta com visão computacional e outros dispositivos multimídia. Versátil, o equipamento pode ser usado em dispositivos domésticos, comerciais, industriais e educacionais.

 

“À medida que a inteligência artificial avança, a demanda por dispositivos inteligentes com processadores de última geração, visão computacional e recursos de multimídia, está crescendo a uma velocidade sem precedentes”, comenta Richard Brown, VP de Marketing Internacional da Via Technologies. “Queremos participar como players ativos deste jogo”.

 

De acordo com Brown, para os próximos anos, a empresa prevê uma demanda muito forte por esses chipsets AIoT para habilitar a próxima geração de dispositivos de voz e visão com inteligência artificial. “É o que vislumbramos à nossa frente, e por isso estamos investindo nisso”, diz.

 

PROCESSADOR IA – A placa Via VAB-950, que já está disponível para venda em todo o mundo, – é um caso à parte de avanço tecnológico. Projetada em um formato EPIC de 14 cm x 10 cm, traz como principais recursos um processador MediaTek i500, um processador IA integrado que suporta processamento de ponta de alto desempenho, oferecendo recursos avançados de multimídia, várias câmeras de alta resolução, telas de toque conectadas e função multitarefas.

 

Oferece ainda conectividade avançada sem fio e de rede, incluindo slot para cartão SIM para LTE/4G, banda dupla 802.11ac Wi-Fi, Gigabit Ethernet e Bluetooth 5.0; recursos avançados de E / S, incluindo quatro portas USB 2.0, uma porta COM RS232 e HDMI, MIPI DSI e MIPI CSI-2 display e suporte para câmera. A sua capacidade de armazenamento inclui 16GB de memória flash eMMC 5.1, além de um slot para cartão Micro SD.

 

A VIA Technologies é uma empresa taiwanesa desenvolvedora de circuitos integrados, principalmente chipsets de placas-mãe e placas de vídeo, e CPUs, a Via – uma sigla para “VeryInnovativeArchitecture” – em 2009 ficou com 2% de todo o mercado de processadores x86, tendo como alvo PCs para escritório ou super slims.

 

É parte da Formosa Plastics Group e é a maior fabricante independente de chipsets para placas-mãe. Como não possuí fábricas, a Via pesquisa e desenvolve seus chipsets e contrata empresas de fabricação de circuitos integrados, como as taiwanesas TSMC e UMC, a japonesa Toshiba e a norte-americana IBM, para a fabricação em massa.

 

A origem da empresa, curiosamente, é norte-americana. Ela foi fundada em 1987 a partir da “Symphony Company” no Vale do Silício por uma equipe liderada por Wen Chi Chen. Ele era funcionário da Intel antes de entrar para a Symphony e ainda exerce o cargo de CEO desta. Chen acabaria depois transferindo os funcionários da Symphony para Taiwan com a intenção de produzir chips, no que obteve  sucesso.

 

Dentre as aquisições da empresa, destacam-se as divisões de microprocessadores da Cyrix, então parte da National Semiconductor, e a Centaur, parte da Integrated Device Technology, o que permitiu à empresa entrar no mercado de processadores x86. Em 2001, estabeleceu a joint venture S3 Graphics.  (Alberto Mawakdiye)

VIA VAB-950 Board Powered by MediaTek i500 AIoT Platform

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo