CloudHQ vai investir até US$ 3 bilhões em seu primeiro data center no Brasil
A CloudHQ, empresa norte-americana especializada no desenvolvimento e na operação de data centers de hiperescala, anunciou no dia 1º de março que investirá na implantação de seu primeiro data center no Brasil, em Paulínia, cidade do interior paulista na região de Campinas.
A primeira fase do projeto consiste em três edifícios com 48 MW cada, enquanto a segunda fase adicionará outros três edifícios com a mesma capacidade. O investimento previsto é de até US$ 3 bilhões. O campus também terá a sua própria rota diversificada de fibra subterrânea, que conectará o projeto aos principais pontos de troca de internet na região e provedores de nuvens do mercado – a construção desses dutos já está concluída.
Para garantir a disponibilidade de energia elétrica, que é um dos pontos críticos desse tipo de projeto, a infraestrutura do local foi avaliada pela InvestSP.
De maneira resumida, um data center é um espaço físico usado para armazenar, gerenciar e processar grandes quantidades de dados e informações de organizações e empresas. Ele conta com servidores, sistemas de armazenamento de dados, dispositivos de rede e outros equipamentos relacionados para garantir o funcionamento contínuo de serviços on-line e aplicativos de software. No caso da CloudHQ, o data center é voltado para o mercado de hiperscala e provedores de nuvem.
“Temos atuado para melhorar a infraestrutura digital do estado, acelerar a chegada do 5G e garantir uma economia ainda mais competitiva. O projeto da CloudHQ vai ao encontro desse nosso trabalho, além de fortalecer a região de Campinas como um dos principais polos de tecnologia e inovação do país, com centros de pesquisa e universidades de ponta, e gerar emprego e renda”, diz o presidente da InvestSP, Rui Gomes Junior.
Espaços como esse têm sido cada vez mais demandados, uma vez que o alto número de equipamentos interligados, o crescimento de serviços de internet e de segurança digital e o avanço da inteligência artificial, por exemplo, exigem estruturas cada vez maiores para suportar e processar uma quantidade tão grande de dados.
“O Brasil é um dos mercados mais dinâmicos e promissores para serviços digitais na América Latina. Estamos entusiasmados em entrar nesta região com as soluções de classe mundial. Nosso novo campus em Paulínia oferecerá escalabilidade, eficiência e confiabilidade inigualáveis aos nossos clientes, que exigem alta performance, baixa latência e conectividade segura”, diz o fundador e CEO da CloudHQ, Hossein Fateh. Para ele, o desenvolvimento do novo data center ajudará a melhorar a infraestrutura digital do Brasil por décadas.
A CloudHQ, que tem interesse em expandir para a América Latina, escolheu o Brasil para o primeiro passo, tendo o México na sequência, além de outros países do continente com estudos em andamento.
Como parte dos planos de expansão para o Brasil, a CloudHQ tem um segundo data center em desenvolvimento no Rio de Janeiro, em terreno próprio estrategicamente localizado em São João de Meriti, com viabilidade energética aprovada e em processo de obtenção das licenças para a construção. A presença da CloudHQ no Rio permitirá atender à demanda crescente e apoiará o sucesso contínuo do estado contribuindo para a necessidade do Brasil de infraestrutura digital. (foto/divulgação)