Metal Mecânica

Honeywell certificará mudanças no sistema aviônico para conversão de aeronaves da Embraer

A Honeywell assinou um novo contrato com a Embraer para certificar alterações no seu sistema aviônico que equipa os E-Jets de primeira geração. O acordo prevê que a Honeywell configure e certifique o novo sistema com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com a Federal Aviation Administration (FAA) e a European Aviation Safety Agency, equivalentes dos Estados Unidos e da União Europeia.

 

Com o lançamento da nova versão cargueira dos E-Jets da Embraer, a Honeywell terá que adaptar e modificar o sistema aviônico para também apoiar a nova operação de carga da aeronave. “O sistema de flightdeck da aeronave já é da Honeywell, mas, agora, teremos que reconfigurar essas aeronaves para que voem em operação de carga. O perfil de utilização e operação de um avião cargueiro é diferente de uma aeronave de passageiros”, explica Rogério Botelho, diretor de Desenvolvimento de Programas da Honeywell Aerospace para o Brasil.

 

Parceira de longa data da Embraer, a Honeywell está presente em diversos projetos da gigante brasileira de aviação. Para Rogério Botelho, a assinatura desse novo contrato representa não só a extensão da colaboração entre as duas empresas como também o desenvolvimento de um novo cenário no mercado de aviação. “Esse novo acordo é mais uma demonstração da solidez da nossa parceria. Além disso, é também uma prova da força do setor de aviação de carga, que cresceu muito durante a pandemia e manteve o ritmo no último ano. A Embraer percebeu esse movimento do mercado e lançou o projeto de conversão”, explica o executivo.

 

Botelho ainda aponta as empresas de leasing detentoras de aeronaves como potenciais clientes desse processo de conversão. “A nossa expectativa é que essas empresas de leasing se beneficiem do crescimento na demanda por aeronaves cargueiras, juntamente com a recuperação do mercado de passageiros. Como os E-Jets de primeira geração estão no mercado desde o início dos anos 2000, há muitas companhias de leasing que contam com essa aeronave e que poderão servir os clientes de carga com a conversão de parte da frota”, completa.

 

A conversão completa para cargueiro está disponível para todas as aeronaves E190 e E195, com entrada em serviço prevista para 2024. A Embraer estima um mercado para aeronaves desta dimensão de aproximadamente 700 aviões ao longo dos próximos 20 anos .

 

“Temos um time alocado na sede da Embraer, em São José dos Campos, totalmente focado nesse projeto. A Embraer está fazendo as mudanças necessárias na estrutura e demais sistemas da aeronave, e nós, da Honeywell, trabalhamos no sistema aviônico. É um momento muito importante, de crescimento orgânico da nossa parceria e dos negócios na América Latina”, conclui Botelho.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo