Metal Mecânica

Cobot GoFa ganha o prêmio Best of the Best Red Dot

O cobot GoFa da ABB recebeu o prêmio de design Red Dot Best of the Best em reconhecimento ao seu conceito de design exclusivo para tornar o novo robô atraente e acessível aos usuários. O prêmio global Red Dot Design Awards reconhece conquistas em design de produto, com o júri avaliando milhares de inscrições todos os anos. O prêmio Red Dot “Best of the Best” é para design inovador e é o maior prêmio na competição, reservado para o design mais atraente esteticamente, funcional, inteligente ou inovador.

O GoFa é o cobot mais rápido de sua categoria e foi projetado para trabalhar lado a lado com as pessoas, sem a necessidade de cercas, em uma ampla variedade de tarefas. Recursos de segurança avançados, incluindo sensores inteligentes em cada junta que faz o cobot parar em milissegundos caso detecte algum contato inesperado, permitem que o GoFa opere com segurança diretamente e continuamente ao lado dos trabalhadores.

O objetivo dos designers de produto foi criar um design intuitivo, fácil de usar e acessível para encorajar as pessoas, especialmente os usuários iniciantes, a usar e interagir com segurança com o GoFa.

“Tornar os robôs mais acessíveis, fáceis de usar e mais intuitivos é a chave para tornar os robôs tão familiares no local de trabalho quanto um laptop é atualmente”, disse Sami Atiya, presidente da Área de Negócios de Automação Discreta e Robótica da ABB. “Estou muito satisfeito que nosso novo cobot GoFa tenha sido reconhecido pelo júri do Red Dot por sua facilidade de uso. O GoFa é uma virada de jogo, reforçando a importância de um bom design industrial para tornar mais fácil para mais pessoas trabalharem com robôs. A criação de um design acessível garantirá que os robôs sejam adotados em uma variedade de locais de trabalho, fora dos ambientes de fábrica tradicionais, ajudando-nos a desbloquear a automação para novos usuários e novas indústrias em todo o mundo.”

O design de GoFa é uma novidade em relação à aparência dos robôs industriais tradicionais, estreitando as fronteiras entre produtos industriais e de consumo. Ele emprega braços estreitos e retos que dão ao cobot uma aparência amigável, porém forte, enquanto o uso avançado de cor, material e acabamento dá ao GoFa uma aparência moderna e elegante. Seu design de interface simples do lado do braço com dois botões e anel de luz ecoa as interfaces fáceis de usar dos produtos de consumo. Isso o torna acessível até mesmo para usuários de robôs iniciantes, mais acostumados com a tecnologia de consumo e que podem não estar familiarizados com máquinas industriais.

“O design industrial não é apenas estético. A forma segue a função e nossa ênfase no design centrado no ser humano, usando a abordagem de um produto de consumo, significa que o GoFa comunica a proposta de usabilidade, utilidade e facilidade de uso”, diz Andie Zhang, gerente Global de Produto de Robótica Colaborativa da ABB Robotics. “Criar um design atraente e acessível permite que as pessoas obtenham o melhor de seus robôs colaborativos. Não queremos apenas que as pessoas se sintam confortáveis trabalhando ao lado dele, queremos que os usuários gostem de trabalhar com o robô. O GoFa é programado tocando o braço do robô e conduzindo-o, por isso é importante que os usuários se sintam confortáveis em segurar e guiar o cobot enquanto o ensinam.”

“Com suas ferramentas digitais fáceis de usar, recursos de segurança integrados e cargas úteis mais altas, nossos novos robôs colaborativos representam o futuro da colaboração entre humanos e robôs. Esta nova geração permitirá que ainda mais empresas automatizem processos repetitivos, mundanos e perigosos, para aumentar a produtividade e flexibilidade, deixando os funcionários livres para realizar mais atividades de valor agregado”, acrescenta Andie Zhang. “Se você pode usar um tablet ou smartphone, pode trabalhar com nossos cobots.”

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo