Eletrônica e Informática

Com a entrada de pedidos moderada, remessas de MLCCs vão recuar primeiro trimestre de 2024

A desaceleração econômica global afeta o crescimento do mercado de MLCCs (capacitores cerâmicos multicamadas). A TrendForce, observa a moderação na colocação de pedidos por esse tipo de produto e projeta que no primeiro trimestre de 2024 haverá uma redução trimestral de 7% nas remessas de MLCCs, para 1,1103 trilhão de unidades.

 

Apesar da desaceleração geral, houve um ressurgimento da demanda por chips de IA, devido a melhorias no fornecimento de empresas como Nvidia e AMD. Isto levou a um aumento nas atividades de aquisição de servidores de IA por ODMs, como Quanta, Compal e Inventec, beneficiando grandes fabricantes como Murata, Taiyo Yuden, Samsung e Yageo. Por outro lado, a procura por smartphones, PCs, notebooks e servidores de uso geral permanece fraca. Embora o mercado chinês de smartphones tenha mantido o ímpeto de compras desde o quarto trimestre de 2023, os pedidos de smartphones da Apple sofreram um declínio de quase 20% no primeiro trimestre.

 

O fornecimento de notebooks e servidores de uso geral tem sido constante e, apesar das interrupções nas principais rotas de transporte que levam a tempos de envio mais longos, não houve aumento significativo no número de OEMs que fazem pedidos antecipados aos ODMs. A falta de aquisições visíveis antes do período de festas e uma procura geral morna no mercado refletem uma perspectiva moderada para o primeiro trimestre.

 

A TrendForce prevê que se os pedidos não melhorarem em março, o índice médio BB (book-to-bill ratio ou a relação entre os pedidos recebidos e o valor faturado num período específico) para fornecedores MLCCs poderá cair para 0,89 – uma redução de 3,3% em relação ao trimestre anterior.

 

Num contexto de arrefecimento do crescimento no setor de TIC, gigantes da indústria como a Murata e a Samsung estão sentindo a pressão, com os seus últimos relatórios trimestrais mostrando quedas nas receitas e nos lucros. Este cenário de mercado com excesso de estoques leva os fornecedores a redobrar a gestão dos níveis de produção e de inventário com cuidado para navegar através de pressões persistentes sobre os preços. Apesar dos pedidos constantes de certos setores, como servidores de IA e marcas chinesas especficas de smartphones, as perspectivas para notebooks e servidores de uso geral para o próximo segundo trimestre parecem mornas, com expectativas de crescimento apenas marginal ou estável.

 

A Intel está preparada para dar entusiasmo ao mercado com sua plataforma 2024 Meteor Lake, que possui recursos aprimorados de IA graças a NPUs (unidades de processamento neurais) adicionais. Essas atualizações não visam apenas aumentar o desempenho computacional; espera-se também que aumente significativamente a demanda por MLCCs devido ao maior consumo de energia e temperaturas operacionais.

 

Cada dispositivo precisará de cerca de 90 a 100 capacitores adicionais, especialmente em especificações importantes como 2.2u 0201, 10u 0402 e 4u 0603. Com a introdução gradual de novos modelos de plataforma na segunda metade do ano, mesmo que os pedidos gerais de notebooks permaneçam constantes ou aumentando ligeiramente, espera-se que a procura por MLCCs cresça. (Franco Tanio)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo