Metal Mecânica

Com uso de machine vision, Grupo Bosch melhora processo de inspeção de qualidade

A Zebra Technologies, empresa de soluções digitais, hardware e software, diz que o Grupo Bosch escolheu as soluções de machine vision da companhia para garantir visibilidade operacional e inspeção de qualidade em sua planta de fábrica, em Curitiba (PR). O foco primário da empresa de manufatura são soluções para o sistema de injeção dos motores movidos à diesel na indústria automotiva. Os bicos injetores são um componente crítico, atuando para mover o combustível até o motor de combustão para a propulsão do veículo.

 

“O objetivo era automatizar ainda mais nosso processo de inspeção com um sistema de visão, leitura e verificação melhorado, bem como a automatização da rastreabilidade dos bicos injetores”, diz Moisés Santana, designer de Visão do Sistema da Bosch. “Agora temos uma solução de hardware e software excelente e ágil que também pode lidar com três processos independentes de inspeção e verificação simultaneamente usando o mesmo computador.”

 

Com o novo sistema da Zebra, a planta de Curitiba alcançou um volume de produção de 7 mil peças por dia e a diminuição de 5% em falsas rejeições, uma melhoria significativa em relação às iterações anteriores. O sistema original inclui uma placa de rede Concord PoE de quatro entradas e uma placa de E/S Indio no interior de um PC industrial com um núcleo Intel i7 que executa o software Aurora Design Assistant da Zebra, controlando todo o sistema. O sistema permitiu que a equipe pudesse reduzir o custo e o tempo de configuração e simplificar a instalação.

 

O sistema é simples de operar. Por meio da interface gráfica do Aurora Design Assistant, o gerenciamento da operação feito por uma pessoa sem experiência prévia em visão mecânica se torna fácil. Com o novo sistema de Machine Vision, a Bosch já está procurando adicionar mais duas câmeras ao processo para inspecionar defeitos na superfície do bico injetor e replicar a solução para uma segunda máquina.

 

“Com o software, os componentes e o sistema de Machine Vision da Zebra, fabricantes, operadores de armazéns e outras empresas podem aproveitar a automação industrial para acompanhar a demanda e ser competitivos em seus respectivos mercados”, diz Vanderlei Ferreira, vice-presidente e gerente geral da Zebra Technologies no Brasil. “Usando as nossas soluções, os fabricantes podem efetivamente empacotar diferentes processos de inspeção e verificação em um único sistema de visão, o que pode aumentar significativamente a eficiência e diminuir o custo geral do sistema.” (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo