Eletrônica e Informática

Começa operação do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala

A ISA CTEEP inicia a operação comercial do primeiro projeto de armazenamento de energia em baterias em larga escala no sistema de transmissão brasileiro. O sistema de baterias está instalado na Subestação Registro (SP), também operada pela companhia, e ocupa uma área de aproximadamente 5 mil m², o equivalente a metade de um campo de futebol. Ao todo, são 180 racks de baterias de lítio, que foram produzidas na China e utilizam a tecnologia mais moderna disponível atualmente no mercado.

Os sistemas de baterias têm 30 MW de potência, são capazes de entregar energia de 60 MWh por duas horas e atuarão nos momentos de pico de consumo do Litoral Sul Paulista, durante o verão, como um reforço à rede elétrica, assegurando fornecimento adicional. Na prática, isso significa que a tecnologia evitará interrupção no fornecimento de energia devido ao excesso de demanda deste período e, portanto, trará mais segurança e confiabilidade na prestação do serviço à sociedade. É estimado que cerca de dois milhões de pessoas serão diretamente beneficiadas.

Além das baterias, o escopo do projeto traz ainda inversores, transformadores, softwares de gestão de energia e sistemas de automação, proteção e controle.

A implantação deste projeto alavanca a participação da empresa neste tipo de empreendimento e no uso de novas tecnologias, posicionando-a na vanguarda da inovação no setor de transmissão brasileiro.

“Esse projeto nos permitiu desenvolver mais conhecimento e tecnologia e acreditamos, por seu pioneirismo, que será um grande laboratório para o setor. As baterias têm muito potencial para contribuir com a transição energética, que acontecerá de modo eficiente tendo a transmissão de energia como eixo central. Estamos muito orgulhosos em entregar para a sociedade mais um projeto que contribui com o nosso propósito de geração de valor sustentável”, explica Rui Chammas, diretor-presidente da ISA CTEEP. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios