CPFL Energia, em parceria com a Siemens, prevê a troca de 1,6 milhão de medidores convencionais por inteligentes
A Siemens Smart Infrastructure e a CPFL Energia, uma das maiores empresas do setor elétrico brasileiro, uniram forças para desenvolver novo projeto de medição inteligente. A iniciativa prevê substituir cerca de 1,6 milhão de medidores convencionais por medidores inteligentes nas áreas atendidas pela distribuidora no estado de São Paulo até 2029.
Com 10,7 milhões de clientes em 687 municípios, a CPFL Energia está liderando a digitalização e a eficiência operacional no país por meio da gestão de dados de medidores inteligentes. A tecnologia de medição inteligente oferece mais qualidade, transparência e eficiência no uso da energia elétrica. Entre os principais benefícios, destaca-se a melhoria na gestão das interrupções no fornecimento de energia e a capacidade aos consumidores de um monitoramento digital do próprio consumo, facilitando ajustes nos hábitos para reduzir as contas de eletricidade e promover o uso mais consciente de energia.
“Em parceria com a Siemens, nosso objetivo é atender proativamente as futuras demandas regulatórias e otimizar a rede elétrica para apoiar a transição energética. A implementação de medidores inteligentes trará uma nova experiência ao consumidor, mais transparente, conectada e com maior qualidade. Com a digitalização da rede, seremos capazes de otimizar processos e melhorar a eficiência e a gestão operacional”, afirma Evaldo Baldin, diretor de Engenharia da CPFL Energia.
“Digitalização é vital para criar um futuro energético sustentável e resiliente. Usando a tecnologia da Siemens, a CPFL Energia poderá melhorar sua eficiência operacional, além de oferecer benefícios econômicos e um fornecimento de energia confiável para os consumidores residenciais. A implementação de medidores inteligentes não só melhora a gestão da rede, mas também contribui significativamente para a redução das emissões de carbono. Estamos muito gratos em continuar nossa parceria com a CPFL nesse projeto no Brasil”, acrescenta Sabine Erlinghagen, CEO da Siemens Grid Software.
TECNOLOGIA – O Gridscale X Meter Data Management da Siemens importa e processa grandes volumes de dados para fornecer insights críticos sobre o consumo de energia. A validação automática e a qualidade dos dados permitem que as concessionárias ofereçam faturamento preciso, planos tarifários personalizados, além de estabilizar proativamente o uso de energia, detectar perdas, gerenciar dispositivos e integrar facilmente todas as operações de uma concessionária. Com a crescente necessidade de otimizar operações e melhorar a comunicação com os clientes, o sistema oferece um conjunto robusto de ferramentas que possibilitam o gerenciamento inteligente dos dados coletados pelos medidores. O software se integra com os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) e outras aplicações, utilizando aprendizado de máquina para identificar fraudes, otimizar custos e reduzir interrupções.