Eletrônica e Informática

Cresce a oferta de vagas de estágio no primeiro semestre, mas relação candidato/vaga é alta

A quantidade de vagas de estágio abertas cresce de 2021 para cá, conforme dados da Companhia de Estágios. No primeiro semestre de 2024, a empresa registrou um aumento de 16% na oferta de vagas com relação ao mesmo período do ano anterior.  Embora esse crescimento de vagas seja positivo, a demanda por esses cargos de entrada no mercado de trabalho ainda é muito superior à oferta.

 

No primeiro semestre de 2023, a relação candidato-vaga era de 162 inscritos por oportunidade, enquanto, no mesmo período de 2024, caiu para 135 por vaga – sobretudo, devido à maior quantidade de vagas disponíveis. Já a média anual dos últimos anos, entre 2021 e 2023, aponta para um volume de 295 candidatos inscritos por vaga. Isto confirma elevada concorrência por vagas, que tende a ser ainda mais acirrada no segundo semestre de cada ano.

 

Entre os cursos mais demandados pelas oportunidades de estágio estão: administração, engenharia de produção, engenharia mecânica, economia, ciências contábeis, engenharia elétrica, engenharia química, marketing, engenharia de automação e computação, tecnologia e comunicação social.

 

“Esses dados servem como um termômetro do mercado de estágio. O crescimento de vagas é positivo, mas também há o fator de variação nas inscrições de semestre para semestre, que dependem de variáveis como o número de estudantes matriculados, investimentos em divulgação por parte das empresas e o aumento da concorrência entre elas”, diz Tiago Mavichian, CEO da Companhia de Estágios.

 

Outro fator importante é entender quais são as prioridades dos candidatos às vagas de estágio. Conforme o levantamento Perfil dos estagiários e candidatos a estágio no Brasil 2024, da Companhia de Estágios, 48% dos estudantes que participam de programas de estágio estão em busca de vagas que priorizam flexibilidade, como trabalho híbrido e remoto, e benefícios que favoreçam o seu desenvolvimento.

 

Neste cenário de vagas que oferecem flexibilidade e maior possibilidade de desenvolvimento, os candidatos têm mais opções de escolha, o que pode gerar uma menor quantidade de candidaturas ou mesmo candidaturas mais focadas.

 

“É importante frisar que o país precisa crescer para gerar mais vagas. Os jovens têm uma janela de oportunidade para ganhar experiência e aprendizado quando ainda estão estudando. Se não conseguem estagiar, podem ter dificuldades para seguir carreira na área de atuação. Quanto mais os anos avançam, mais improvável será para o jovem se colocar na área sem experiência”, diz Mavichian.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios