Metal Mecânica

Embrapii apóia projeto para melhorar produção de baterias automotivas

A Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) vai apoiar o desenvolvimento de uma solução tecnológica para otimizar a produção de baterias automotivas e estacionárias, tornando o processo mais eficaz e competitivo. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Unidade Embrapii CIn-UFPE (Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco) com a empresa Baterias Moura.

A proposta prevê o desenvolvimento de novas funcionalidades, por meio das plataformas de Internet das Coisas (IoT), que sejam capazes de monitorar e analisar os processos físicos em todas as etapas de fabricação da bateria. Com a tecnologia, será possível adequar as linhas de produção e promover maior integração em rede, incluindo a evolução para sistemas em nuvem.

“A IoT é um dos pilares da nova revolução industrial e tem promovido importantes mudanças no chão da fábrica. A automação permite prevenir falhas, aumentar a produção e auxiliar nas tomadas de decisão da empresa”, destaca o diretor-presidente da Embrapii, Jorge Guimarães. “Esse projeto está alinhado com a missão da Embrapii em promover a inovação e mais competitividade na indústria nacional”, enfatiza.

A Embrapii cofinancia projetos de inovação da indústria nacional e promove o encontro das empresas com os centros de pesquisas credenciados para ajudar o setor produtivo a superar os desafios tecnológicos. O CIn/UFPE foi credenciado pela Embrapii para o desenvolvimento de tecnologias veiculares. A Unidade Embrapii integra a Rede de Inovação em Mobilidade e tem como foco as seguintes áreas: Software para Sistemas Veiculares; Automação, Modelagem e Segurança Veicular.

UFPE inicia nova parceria com Baterias Moura - Jardim do Agreste

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo