Empresário da indústria eletroeletrônica mostra-se otimista em julho
O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do setor eletroeletrônico, conforme dados da CNI agregados pela Abinee, aumentou 0,9 ponto no mês de julho de 2023 em relação ao mês imediatamente anterior, registrando 50,8 pontos, voltando a ficar acima da linha divisória dos 50 pontos. Valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.
Desde o final do ano passado, o Icei do setor vem oscilando próximo da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que o empresário do setor permanece muito cauteloso. Essas inseguranças vêm limitando os investimentos e paralisando os negócios.
Com esses resultados, o Índice de Confiança do Empresário do setor no mês de julho de 2023 ficou 4,4 pontos abaixo do registrado em julho do ano passado, que estava em 55,2 pontos.
O aumento do Icei do setor registrado em julho de 2023 contou com a elevação de 4,1 pontos no Icei da área eletrônica, que passou de 46 para 50,1 pontos. Essa foi a primeira vez do ano que o Icei da área eletrônica ficou acima da linha de 50 pontos, que indica confiança do empresário industrial.
O Icei da área elétrica sofreu queda de 2,1 pontos, passando de 53,5 para 51,4 pontos. Apesar da redução, o Índice de Confiança do empresário da área elétrica continuou acima da linha de 50 pontos, mostrando que o empresário desta área permanece confiante.
INDÚSTRIA GERAL – O Índice de Confiança do Empresário da Indústria Geral aumentou 0,7 ponto no mês de julho de 2023, passando de 50,4 para 51,1 pontos. Com isso, o Icei da indústria geral permaneceu pelo segundo mês seguido acima da linha divisória dos 50 pontos, demonstrando que a confiança do empresário industrial permanece em recuperação.