Enase 2026 debate expectativas para o primeiro leilão de armazenamento
O avanço das fontes renováveis intermitentes e o aumento dos episódios de curtailment (cortes de geração de energia) colocaram o armazenamento de energia no centro das discussões sobre segurança e flexibilidade do sistema elétrico brasileiro. Em meio à expectativa do setor para a realização do primeiro leilão de armazenamento no país, o tema será um dos destaques da programação do Encontro Nacional de Agentes do Setor Elétrico (enase) 2026, que acontece nos dias 17 e 18 de junho, no Hotel Windsor Oceânico, no Rio de Janeiro.
O enase reunirá representantes do governo, reguladores, operadoras, investidores, geradores, comercializadores e especialistas para discutir os desafios e oportunidades relacionados à inserção de sistemas de armazenamento no Brasil. O debate deve abordar desde questões regulatórias e modelos de remuneração até impactos operacionais, expansão da infraestrutura e integração das renováveis. Mais informações; https://www.enase.com.br/