Encomendas de máquinas-ferramenta da Itália crescem impulsionadas pelo mercado doméstico
No primeiro trimestre de 2025, o índice de encomendas de máquinas-ferramentas da Itália, processado pelo Departamento de Estudos e Centro de Cultura Empresarial do Ucimu-Sistemi Per Produrre, apresentou um aumento de 8,5% em relação ao período de outubro a dezembro de 2024. O valor absoluto do índice foi de 84,5 (ano-base 2021 = 100).
O resultado deveu-se exclusivamente à recuperação da atividade dos fabricantes no mercado interno; por outro lado, o desempenho foi negativo no mercado externo. Em particular, os pedidos recebidos no mercado interno italiano registraram um aumento de 71,5% em relação ao primeiro trimestre de 2024, para um valor absoluto de 94,5.
Por outro lado, a entrada de pedidos no exterior caiu 18,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O valor absoluto do índice ficou em 74,4.
“O ano de 2025 começou com um aumento na entrada de pedidos. Esta é uma boa notícia, que prova que, após um 2024 muito difícil, as perspectivas de curto e médio prazo podem ser melhores em comparação com o passado recente. Dito isso, o contexto em que estamos trabalhando está causando muitas preocupações, especialmente no cenário externo”, afirma Riccardo Rosa, presidente da Ucimu-Sistemi Per Produrre. “Pelo terceiro trimestre consecutivo, a entrada de pedidos na Itália apresentou um ‘sinal positivo’ e, para esta última pesquisa, a recuperação foi realmente significativa, a ponto de aproximar o índice do nível médio de 2021, que foi um ano muito positivo”, complementa.