Metal Mecânica

Endur 300 é aço inox de alta resistência para aplicações sujeitas ao desgaste

O Endur 300, uma inovação apresentada Aperam e fornecida pela parceira Terä Inox, é um aço inoxidável de alta resistência mecânica para aplicações antidesgaste. Com dureza nominal de 300HB, é destinado a aplicações sujeitas ao desgaste e, principalmente, ao efeito combinado de abrasão e corrosão. Substitui o aço carbono com vantagens.

O produto é ofertado com microestrutura refinada e predominantemente martensítica, responsável pelo incremento na resistência mecânica, porém, mantendo a tenacidade, soldabilidade e a sua capacidade de conformação a frio. Dessa forma, ele pode ser dobrado, cortado e soldado pelos procedimentos tradicionais aplicados aos aços inoxidáveis. Este aço combina as propriedades e vantagens já conhecidas do Inox associadas alta resistência mecânica, sendo indicado para aplicações que sofrem desgaste em meios úmidos e/ou corrosivos.

Os aços inoxidáveis oferecem alta resistência contra a corrosão devido à formação de uma película protetora (camada passiva) garantida pela adição de no mínimo 10,5% em massa de cromo (Cr) na liga. O Endur 300 possui aplicação destacada em ambientes que combinam abrasão e corrosão, evitando o desgaste que gera a perda de espessura acelerada dos aços ao C, mesmo aqueles de alta resistência e ultra-alta resistência. O emprego do Endur 300 aumenta consideravelmente a vida útil dos equipamentos, reduzindo custos, riscos e tempo de manutenção; podendo ser utilizado com ou sem pintura.

Com a resistência mecânica e à corrosão combinadas, as caçambas produzidas com o Endur 300 podem atuar em segmentos diversos, tais como, minério, solo, carvão, brita, calcário etc.

 

CONFORMAÇÃO A FRIO – É possível dobrar o aço Endur 300 a 180º como ocorre no aço carbono de baixa liga ASTM A36. Além disso, apresenta boa soldabilidade para essa classe de aço inoxidável, sendo facilmente soldado pelos processos convencionais. Um diferencial desta liga é o seu baixo teor de carbono, que evita necessidade de tratamento térmico pós-soldagem. Pode ser soldado ao aço carbono comum.

 

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo