Metal Mecânica

Entrada de pedidos para a indústria de máquinas-ferramenta da Alemanha recua 25%

A poderosa indústria de máquinas-ferramenta da Alemanha sofre forte redução na entrada de pedidos. No terceiro trimestre de 2019, a redução na entrada de pedidos foi de 25% em relação ao mesmo período de 2018. Os pedidos do mercado doméstico alemão caíram 29% e os do mercado externo foram reduzidos em 23%. Nos primeiros nove meses do ano, a entrada de pedidos caiu 23%. Pedidos do mercado doméstico caíram 22% e pedidos do exterior foram 23% menores.

“A demanda internacional por máquinas-ferramenta continua a declinar, embora os níveis tenham se recuperado levemente pouco tempo atrás”, afirma o dr. Wilfried Schäfer (foto), diretor executivo da VDW, que representa o setor na Alemanha.

Nunca antes a indústria setorial havia sido confrontada com um acúmulo de fatores e todos eles impactam negativamente os negócios: uma queda cíclica aliada a conflitos comerciais e instabilidade no setor que é o maior consumidor, a indústria automotiva, comenta Schäfer.
Comparado aos meses de verão (no hemisfério norte), todavia, o volume recentemente se estabilizou um pouco no setor de máquinas para corte de metal, que representa cerca de 70% da produção total. “Aqui estamos vendo o primeiro efeito da EMO”, diz Schäfer. Todavia, ainda é necessário observar se isso irá se estabilizar nos próximos meses. O nível de pedidos para máquinas de conformação até subiu novamente em setembro. Os pedidos do exterior ajudaram.

De forma geral, o nível de pedidos da Zona do Euro preocupa. Caíram mais de 30% em cada um dos três meses do terceiro trimestre. A Oxford Economics, parceira da VDW para as projeções de mercado, não espera qualquer recuperação significativa no nível de demanda na Europa como um todo. Os negócios na Ásia também preocupam os especialistas. O impulso proporcionado pela política financeira dos EUA está diminuindo, o que significa que o mercado dos EUA também começa a se tornar mais desafiador. Em geral, o clima econômico internacional se deteriorou consideravelmente e os investimentos estão paralisados, mesmo que o humor tenha melhorado um pouco recentemente, analisa Schäfer.

REVISÃO NAS PROJEÇÕES – Com esse pano de fundo, a VDW reduziu as previsões de produção para 2019. “Tendo em vista a acentuada redução nos pedidos do corrente ano, não é mais possível manter a previsão de declínio moderado na produção.” A VDW assume agora a queda de 4% e mesmo essa previsão depende da redução da carteira de pedidos acumulada. A estabilização gradual na demanda esperada, do verão para a segunda metade do ano, não se concretizou. O nível de utilização da capacidade instalada caiu para 86,9% em outubro. Três meses antes, o nível de utilização era de 87,9%.

“O real problema virá em 2020 quando os pedidos acumulados forem atendidos”, afirma. No corrente ano não há nenhuma chance real de construir uma carteira significativa que sirva como um amortecedor. A recuperação antecipada da demanda em 2020 também parece que será moderada depois da queda acentuada. Isso também é refletido nas previsões de consumo de máquinas no exterior. Seguindo uma queda de 4% no corrente ano, o cenário de base moderada representa o cenário no melhor dos casos. O cálculo das taxas de variação da moeda nacional também está tendo um efeito estabilizador.

CONFORMAÇÃO DE METAIS – Os pedidos recebidos pelo setor de conformação de metais da Alemanha no terceiro trimestre de 2019 foram 15% inferiores aos verificados no mesmo período de 2018. Os pedidos do mercado doméstico caíram 26%. Os pedidos do exterior caíram 8%. Nos primeiros nove meses do ano, os pedidos recuaram 10%. Os pedidos do mercado doméstico caíram 17% e os do exterior 6%.

“Isso significa que a demanda para a tecnologia de conformação de metais permanece em queda”, afirma Schäfer. Porém para ele, é gratificante observar que houve uma retomada no nível de pedidos em setembro desse ano. Os pedidos do exterior foram 15% superiores em setembro de 2019 em comparação ao mesmo mês de 2018. (texto: Franco Tanio/foto: VDW/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo