Eletrônica e Informática

Santa Catarina ganha laboratório-fábrica com foco na Indústria 4.0

O Instituto da Indústria, implantado pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) no Sapiens Parque, em Florianópolis, amplia seu escopo de atuação no apoio à inovação na indústria. Hoje, às 17 horas, será inaugurado o LabFaber, laboratório-fábrica para desenvolvimento, experimentação e capacitação em Indústria 4.0 da Certi, focado em soluções de transformação digital para a indústria. No ambiente, o LabFaber se une ao Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados (que desenvolve projetos de inovação para a indústria), à Hards (aceleradora de startups da Certi) e à Produza (que também confecciona, faz protótipos de placas eletrônicas e realiza a integração de produtos).

“O Instituto da Indústria tem o objetivo central de impulsionar a competitividade do setor. Agora, através da parceria com a Certi, ele passa a agregar instituições que possibilitam o desenvolvimento completo de produtos e processos, da ideia ao mercado”, afirma o presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar. “A integração desse conjunto de serviços vai se refletir em resultados para o setor industrial”, acrescenta.

O superintendente geral da Certi, José Eduardo Fiates, enfatiza que o empreendimento se caracteriza como uma plataforma de referência tecnológica para a indústria. “Estamos unindo o desenvolvimento de produtos com sistemas embarcados, processos de manufatura, experimentação, testes, prototipagem, integração, disseminação e capacitação em Indústria 4.0, trazendo riqueza social e oportunidades de novos empreendimentos de hardware e elevando a qualidade da industrial nacional”, diz.

O Instituto da Indústria é formado pelo Instituto Senai de Inovação em Sistemas Embarcados. Integra a rede de 26 institutos de inovação implantados em todo o país pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo SEnai – incluindo os institutos de Processamento a Laser e de Sistemas de Manufatura, de Joinville (SC). Entre seus projetos em desenvolvimento está o nanossatélite, desenvolvido em parceria com a empresa Visiona.

Omtegra também o Instituto da Indústria, o Centro de Referência em Processos Produtivos da Fundação Certi. Trata-se de uma unidade avançada da Certi dedicada ao desenvolvimento de sistemas de manufatura inteligentes para a Indústria 4.0, confiabilidade de produtos e processos, sistemas de garantia da qualidade e projeto de fábricas. Esta unidade é responsável pela gestão do LabFaber.
Já o LabFaber é um upgrade do LABeléctron, implantado em 2002, pela Certi, em Florianópolis (SC). Está focado no desenvolvimento soluções utilizando competências-chave nos processos essenciais da Indústria 4.0: planejamento virtual da produção e custos em tempo real; sensoriamento da produção e digitalização da informação; automação inteligente de processos fabris; inteligência fabril; gestão integrada da cadeia produtiva. Conta com apoio do programa prioritário Hardware-BR do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

A Hards, por sua vez, é a aceleradora de startups de hardware da Certi, resultado de spin-off da aceleradora Darwin Startups. Atualmente se posiciona como um elemento importante no ecossistema de inovação para evolução rápida de startups de hardware para transformação digital e soluções aplicadas à Indústria 4.0.

A Produza complementa a atuação por meio da produção de protótipos e integração de placas e produtos eletrônicos dos mais variados segmentos de mercado. Além da montagem, presta serviços de administração e logística de compra e distribuição. (foto/divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo