Fictor Energia inaugura complexo de usinas de 6,9 megawatts no interior paulista
A Fictor Energia, divisão do Grupo Fictor para investimentos e desenvolvimento de projetos de energia renovável, iniciou as operações do Complexo de Usinas fotovoltaicas de Beira do Rio, em Presidente Epitácio – cidade localizada na região de Presidente Prudente, noroeste do estado de São Paulo. O projeto reúne cinco usinas interligadas com capacidade de geração de 6,9 megawatts, resultado do investimento de R$ 35 milhões, com recursos próprios.
“Esta inauguração marca a nossa entrada no setor de infraestrutura de energia, dentro da estratégia de potencializarmos as operações do grupo. Até 2025 investiremos mais de R$ 1 bilhão no segmento de energia com enfoque principal em projetos de descarbonização e transição energética, sobretudo na região amazônica, mas também em parques de geração distribuída pulverizados em todas as macrorregiões do Brasil”, afirma Rafael Góis, CEO do Grupo Fictor.
Fruto da joint venture criada pelo Grupo Fictor com a Enerwatt WTT, companhia especialista em projetos, construções, montagens e consultoria energética, o complexo de usinas atende à demanda da Matrix Energia, comercializadora de energia elétrica que opera na modalidade de geração distribuída em diversos estados do país. O empreendimento (projeto, construção e comissionamento) foi finalizado em tempo recorde, apenas quatro meses.
“Estimamos o atendimento a algo como 6,5 mil unidades, entre comércio e residências, por meio da distribuição da Energisa para os clientes da Matrix. A usina é um marco importante para nós neste primeiro ano de criação da Fictor Energia, um projeto do Grupo Fictor lançado depois de dois anos de gestação”, comemora Abelardo Sá, diretor de Energia e Infraestrutura do Grupo Fictor, que enfatiza a parceria com a Enerwatt WTT nas usinas, união que também gerou a construção de duas usinas fotovoltaicas integradas à infraestrutura de usinas à diesel existentes na Amazônia, reduzindo a dependência do combustível fóssil na região, com mínimo impacto ambiental em sua construção.
Com capacidade instalada de 6,9 megawatts de potência em corrente contínua e 5 megawatts em corrente alternada, a usina de Presidente Epitácio, em São Paulo, fornecerá energia elétrica ao converter a radiação solar em eletricidade por meio de seus painéis fotovoltaicos. Estima-se que a geração de energia a partir dessa fonte renovável evitará a emissão de aproximadamente 592 toneladas de CO2 por ano, em comparação com a geração equivalente a partir da matriz energética brasileira.
“Negociamos um contrato de 15 anos com a joint venture comandada pela Fictor Energia para as usinas de Presidente Epitácio e acreditamos muito no projeto de energia limpa e sustentável trazida por eles. Para nós, o empreendimento é único na região e ajuda a aumentar a nossa cobertura na oferta de energia renovável para os consumidores de todo Brasil”, garante Rafael Moreira, diretor comercial da Matrix Energia.