Eletrônica e Informática

Fisp e Fire Show reúnem público total de 58.405 pessoas

A Fisp – 23ª Feira Internacional de Segurança e Proteção e a Fire Show – 14ª International Fire Fair realizaram a maior edição da história dos eventos, reunindo um público total de 58.405 pessoas durante três dias – de 18 a 20 de outubro de 2022 – no São Paulo Expo. Foram mais de 700 marcas que apresentaram as inovações tecnológicas para o setor de SST (Segurança e Saúde no Trabalho), prevenção e combate a incêndio no Brasil e no mundo.

Os resultados refletem o potencial do mercado de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) que movimentou, em 2021, R$ 14,84 bilhões, de acordo com os “Indicadores do Mercado Brasileiro de EPI”, produzido anualmente pela Animaseg – Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho. Para este ano, a previsão é de um crescimento de 11%.

“Tivemos a maior edição da FISP e da Fire Show confirmando a retomada do setor após quatro anos de pandemia. Também entendemos como acertada a decisão de realização simultânea do 20º Senabom – Seminário Nacional de Bombeiros, por causa da sinergia com as duas feiras, o que beneficiou a todos”, analisa Maurício Duval Macedo, CEO da Fiera Milano Brasil.

O sucesso das feiras já pôde ser medido no primeiro dia, segundo Macedo, com o interesse dos expositores em renovar o contrato para a edição de 2024, que será entre os dias 22 e 24 de outubro. “Os resultados da Fisp e Fire Show, assim como dos demais eventos do portfólio da Fiera Milano Brasil realizados este ano, mostram que o setor de feiras sai fortalecido da pandemia. Sem dúvida, as feiras profissionais continuam sendo a maior ferramenta de marketing de negócios, conteúdo, networking, tecnologia e inovação do mercado.”

“Não sou eu quem está falando, mas os expositores. Esta foi a melhor Fisp de todos os tempos. Tanto que muitas empresas associadas, que não participaram por diversos motivos, estão arrependidas e querem expor daqui a dois anos. Não falo apenas pelo tamanho do evento, mas pela qualidade dos visitantes que têm foco e grande interesse nos produtos expostos. E não são apenas brasileiros, mas muitas pessoas que vieram de outros países em busca das novidades apresentadas na feira”, afirmou Raul Casanova, diretor executivo da Animaseg e da Abraseg, entidade que representa os distribuidores e importadores de segurança e proteção ao trabalho no Brasil.

Já Waldyr Perez, diretor executivo do Sindiseg – Sindicato da Indústria de Material de Segurança, entende que a feira se renovou. “A Fisp, depois de quatro anos, volta revigorada com uma presença muito maciça de profissionais do nosso segmento. Nós, do Sindiseg, só temos elogios à Fiera Milano pelo evento. Estamos muito felizes com o perfil de público que visitou a feira. Também gostaria de destacar a parceria que o sindicato fez com o Senai que apresentou seus cursos e seu trabalho durante a feira. Parceria que foi possível por fazermos parte da Fiesp.”

NEGÓCIOS – A Fisp e a Fire Show são um pólo de oportunidades para as empresas do setor. Tanto que os expositores afirmam que estar presente nas feiras faz parte da estratégia de vendas, sendo essencial para firmar o nome no mercado e prospectar novos clientes.

“Tivemos um grande fluxo de visitantes qualificados que estavam com vontade de ir a um evento do setor. As pessoas estavam ansiosas para conhecer as novidades do mercado, e nossos clientes vieram e mostraram que estavam felizes em nos ver aqui. Esta é, definitivamente, uma feira que as empresas e profissionais do setor precisam estar”, observou Mauro Ratto, diretor da Safety World Brasil, na Fisp.

“O movimento da feira foi ótimo, com visitantes qualificados e de todos os estados brasileiros, além de compradores do exterior. Nosso foco era o mercado internacional e recebemos profissionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Colômbia, do México, o que atendeu nossas expectativas”, avaliou Nércio de Souza, presidente da Abiex – Associação Brasileira das Indústrias de equipamentos contra Incêndio e cilindros de alta pressão e sócio proprietário da Bucka, expositora da Fisp.

Na Fire Show, Letícia Laborê, analista de importação da Resgatécnica, contou que o retorno da feira faz diferença porque o público teve a oportunidade de testar os produtos. “Temos produtos muito específicos que as pessoas gostam de ver funcionando e isso com certeza fez muita falta na pandemia. Por isso, para nosso segmento, é essencial estar nos eventos para não passar batido no mercado.”

SENABOM – Em sua 20ª edição, o Senabom foi realizado pela primeira vez durante a 14ª Fire Show. O evento foi promovido pelo CBMESP – Corpo de Bombeiros Militar do Estado de São Paulo, que organizou palestras, painéis e workshops para atualizar mais de 3.450 profissionais vindos de todas as regiões do país, a exemplo das corporações do Mato Grosso, Pará, Bahia, Espírito Santo e Paraná. Ao todo foram 54 horas de palestras e workshops.

Os conteúdos foram ministrados por bombeiros, especialistas e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento. Entre os temas debatidos nos três dias de evento, estão “Abordagens técnicas humanizadas em ocorrências de tentativas de suicídio”, “Mergulho de segurança pública”, “Gestão de hidrantes urbanos” e “Pesquisa e inovação no salvamento veicular”, além de workshops de atualização sobre normas técnicas.

O Senabom também recebeu a Competição Bombeiro de Aço, que reuniu os melhores atletas de corporações de todos os estados do território nacional para disputar provas com níveis variáveis de dificuldade. Já o Campeonato Resposta Operacional, realizado pela Fundabom – Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros, ocorreu pela primeira vez durante o seminário. O torneio premiou as equipes que cumpriram procedimentos operacionais e manobras táticas com o menor tempo e o menor número de penalidades possíveis.

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