Fitas adesivas de aplicação técnica são importantes para o gerenciamento térmico de smartphones
Fazer vídeos, postar fotos, conversar com amigos. Usuários resolvem a vida de maneira muito mais prática por meio de smartphones. Atualmente, cerca de três bilhões de pessoas em todo o mundo usam aparelho móvel – e os números seguem aumentando. No entanto, muitos eletrônicos se encontram sob estresse térmico 24 horas por dia. Processadores de computação mais rápidos, telas mais brilhantes e baterias mais duráveis aumentam o superaquecimento no celular. Não à toa, após um período de uso prolongado, é possível sentir o calor do aparelho na própria mão.
As temperaturas externas elevadas ou luz solar direta também impactam diretamente os celulares, aumentando, assim, a temperatura deles para 70 ou até 90 graus. Entretanto, a fim de que a funcionalidade do aparelho não seja afetada e nem apresente nenhum risco ao usuário, os fabricantes precisam conferir um gerenciamento térmico que proteja e viabilize o perfeito funcionamento interno do celular. É aí que as fitas adesivas podem ser a melhor alternativa no desenvolvimento do produto.
Adequadas para dissipar o calor, as chamadas Thermal Interface Materials, da tesa, empresa líder de fitas adesivas, fazem com que os componentes dentro dos smartphones estejam firmemente unidos, fechando lacunas e eliminando bolsas de ar. Todo esse processo é fundamental, pois o ar, sendo um mau condutor de calor, aumenta o risco de acúmulo deste elemento.
David Paz, regional manager da tesa América Latina, enfatiza que “para conduzir o calor mais rapidamente através da fita adesiva, utilizam-se dois pilares no desenvolvimento do produto: aumentar a condutividade térmica e tornar as fitas mais finas.” Por isso, a espessura da fita torna-se também uma característica imprescindível e determinará a funcionalidade do equipamento. Por essa razão, as soluções adesivas da tesa chegam a ter uma espessura mais fina que a de um fio de cabelo.
Além da proteção térmica, as fitas têm outras funcionalidades, incluindo a colagem transparente de camadas individuais em displays, fitas adesivas eletricamente condutoras e redutoras de radiação e fitas para montagem de baterias. As vantagens? Economizam peso, espaço, além da fácil aplicação no momento de produção.
Com as suas várias aplicações de fita adesiva, a tesa tem sido um fornecedor popular para a indústria eletrônica global há muitos anos – até 70 fitas podem encontrar espaço num smartphone.