Metal Mecânica

ZF nacionaliza a produção de EPB -Electric Parking Brake

Seguindo sua estratégia de negócios no Brasil e na América do Sul, a ZF anuncia a nacionalização da produção do sistema de segurança ativa EPB – Electric Parking Brake, em sua planta de Limeira (SP).  Com isso, a ZF torna-se a primeira empresa do setor automotivo a produzir o freio de estacionamento elétrico no país. Atualmente a ZF é líder global no fornecimento deste sistema, com cerca de 150 milhões de unidades vendidas. Sua estratégia é de avançar com o fornecimento para montadoras no Brasil e Argentina.

De acordo com Mauricio Sica, gerente sênior de Engenharia da ZF, inicialmente a produção nacional atenderá o mercado de SUV – veículo utilitários esportivos – comercializados no Brasil. Dois deles já são equipados com o EPB da ZF, antes importado do México e Europa. A partir da nacionalização, além desses modelos, o sistema também poderá encontrar aplicação em veículos sedã maiores, hatch, entre outros, além de caminhões leves. O fornecimento dependerá da estratégia de cada montadora, mas sua aplicação e adoção devem ser principalmente destinadas a classe de veículos premium, com diferenciais de tecnologia e conforto como os proporcionados pelo EPB.

A nova linha instalada em Limeira segue o mesmo padrão de modernidade das linhas de produção europeias, com processos totalmente automatizados e digitalizados. A produção está integrada com a unidade industrial da empresa em Engenheiro Coelho, interior de São Paulo, onde acontecem os processos de fundição e usinagem.

A nova montagem do produto foi concebida baseada nos conceitos da indústria 4.0, como robótica avançada, sensores e câmeras de visão de última geração que garantem segurança, qualidade do produto e robustez do processo. Dados funcionais, performance e qualidade de cada unidade montada, são checados no momento da montagem, armazenados e são utilizados através de ferramentas digitais de modo a possibilitar a constante melhoria do processo. Um dos pontos altos da linha é a utilização do “Cobot”, ou Robô Colaborativo, neste conceito homem e a máquina dividem o mesmo espaço de forma planejada e harmonizada.

Diferente dos robôs que realizam todas as funções e ficam em espaço restrito, o “Cobot” interage com o homem de forma segura e colaborativa aumentando a produtividade. Outro ponto alto do processo é a utilização dos conceitos do “Lean Manufacturing”, ou manufatura enxuta que otimiza a produtividade e minimiza o desperdício olhando de forma detalhada cada etapa do processo deste o recebimento dos componentes até o processo final de embalagem do produto e envio ao cliente.

O EPB da ZF é o mais compacto do mercado e possui alta densidade de potência. Disponível para aplicações de roda dianteira e traseira com capacidade de carga que varia entre 13,5kN a 25kN – 1 KN equivale a 100 kgf (Kilo Grama Força). Oferece o menor custo e peso em comparação com outras opções de freio de estacionamento elétrico. Além disso, permite a combinação de utilização de freios de serviço a disco ou tambor no eixo traseiro.

A tecnologia automatiza a função de freio de estacionamento, eliminando a tradicional alavanca manual de freio. Essa automação permite maior eficiência ao sistema e permite também, segurança e economia de combustível, uma vez que o veículo, com menos equipamentos mecânicos, torna-se mais leve. Outra vantagem que possibilita a economia de combustível é a eficiência energética, que ocorre graças à redução do atrito residual entre pastilha e disco, após a liberação do freio.  O acionamento ocorre por meio de um botão que substitui a tradicional alavanca e pode ser colocado em qualquer ponto do veículo, a critério de cada montadora. “A possibilidade de acioná-lo apenas com o leve toque de um botão traz conforto aos usuários.

Totalmente automatizado, o EPB pode ser ajustado pela montadora de maneira amplamente flexível e de acordo com a melhor conveniência técnica e operacional. Por exemplo, o sistema pode ser acionado automaticamente assim que o carro for desligado, ou com a alavanca de câmbio na posição “P”, ou ao se abrir qualquer porta, entre outros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo