Eletrônica e Informática

Fluke lança calibrador de pressão de até 1000 PSI

A Fluke lança o Fluke 729 Pro, novo calibrador de pressão que é capaz de identificar, controlar e documentar a pressão automaticamente, com apenas um equipamento e em apenas 90 segundos.

 

Disponível nas versões 729 Pro 4M (com uma faixa de pressão de até 600 PSI – cerca de 40 bar) e 729 Pro 7M (que chega até 1000 PSI – cerca de 70 bar), a nova ferramenta, segundo a empresa, tem a capacidade de atender 8,5 em cada 10 demandas de calibração de pressão.

 

Segundo o gerente de Produtos da Fluke, Osvaldo Conegundes, o grande diferencial do Fluke 729 Pro é não ser preciso montar um setup, que geralmente reúne cerca de quatro acessórios para que a calibração seja realizada. “A partir de agora, é possível gerar e controlar a pressão em um único equipamento, o que favorece os profissionais ao realizar a calibração, preocupando-se apenas em ajustar a unidade que está sendo calibrada. Além disso, confere mais segurança ao usuário, e promove grande economia, dado o único investimento necessário”, afirma.

 

O gerente reforça que quanto mais conexões são necessárias, maior é a possibilidade de vazamentos, o que implica em maior tempo de calibração, já que uma série de ajustes precisam ser realizados durante o processo. “Não menos importante, o equipamento portátil e intuitivo oferece todo o histórico das calibrações, além de contar com baterias de lítio, com capacidade para cobrir até quatro dias de trabalho ininterruptos”, destaca.

 

De acordo com dados históricos observados pela Fluke, 85% das calibrações de pressão correspondem a uma faixa de 0 a 70 bar (de 0 até 1000 PSI), o que confere à companhia a capacidade de atender 8,5 a cada 10 demandas de calibração de pressão com maior agilidade. “Desta maneira, é possível que o profissional se dedique a pensar em novas alternativas de calibração, melhores procedimentos, entre outras tarefas estratégicas, reduzindo significativamente o tempo de calibração”, afirma.

 

Programado para atender demandas de pressão manométricas e absolutas, o equipamento oferece uma documentação detalhada graças ao software de gerenciamento de calibração DPCTrack2. Além disso, ambos os modelos contam com a comunicação HART, que permite configurações e ajustes em equipamentos que tenham esse protocolo.

 

Desenvolvido para atender às exigências da ISO 9000 e da ABNT NBR ISO/IEC 17.025, o calibrador também é flexível o suficiente para se adaptar aos procedimentos internos mais rigorosos. Nesse sentido, o especialista ressalta a importância dos profissionais se atentarem aos procedimentos específicos da indústria em que atuam.

 

“A depender dos procedimentos adotados pela empresa, existem procedimentos particulares, que muitas vezes impõem padrões acima do previsto na 17.025, e que precisam ser respeitadas. No entanto, independentemente do padrão adotado, o profissional pode configurar os parâmetros no equipamento e garantir resultados confiáveis e dentro das conformidades técnicas exigidas”, explica Conegundes.

 

Entre as indústrias que mais exigem a calibração de pressão contínua em suas operações, destacam-se a química, petroquímica, óleo & gás, alimentos e bebidas, farmacêuticas, além de papel e celulose. Para o gerente, esse lançamento reflete o compromisso da companhia em fornecer cada vez mais agilidade e segurança aos profissionais de manutenção e calibração.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios