Fórmula E lança tecnologia de ponta de carregamento ultrarrápido de veículos elétricos

Tecnologias desenvolvidas para competições de carros de corrida costumam, depois de algum tempo, chegar aos veículos comerciais. Agora, o Campeonato Mundial ABB FIA de Fórmula E lança o Pit Boost, um recurso que estreia em corridas selecionadas desta Temporada 11. Projetado para aprimorar estratégia, imprevisibilidade e envolvimento dos fãs, o Pit Boost apresentará tecnologia de ponta de carregamento ultrarrápido de VEs (veículos elétricos).
O Pit Boost é um recurso a ser utilizado durante a corrida, que fornece um aumento na carga de energia de 10% (3,85 kWh) aos carros por meio de uma recarga rápida de 30 segundos e 600 kW feita no pitlane.
Esse recurso esportivo obrigatório – que emprega significativamente mais potência do que aquela fornecida pelos atuais superalimentadores/supercarregadores disponíveis para carros de rua – acrescenta outro elemento estratégico durante corridas selecionadas, com o potencial de alterar drasticamente os resultados e as táticas da corrida.
IMPACTO – O Pit Boost foi pensado para redefinir a estratégia de corrida na Fórmula E. Pilotos e equipes terão que pesar os benefícios de um ganho de carga de energia contra o risco de perder a posição na pista durante o pit stop.
A escolha do momento ideal para o Pit Boost será fundamental, introduzindo camada extra de drama a cada prova. O recurso estreia durante a próxima etapa da Temporada 11, a rodada dupla do E-Prix de Jeddah da Fórmula E, na Arábia Saudita, de 14 a 15 de fevereiro de 2025.
“Após um extenso processo de testes e simulações, temos o prazer de finalmente apresentar essa tecnologia revolucionária para o mundo. Ela marca uma das mais ambiciosas e impactantes inovações não apenas em nosso campeonato, mas no automobilismo moderno. O Pit Boost desafiará equipes e pilotos a tomar decisões de alto risco sob intensa pressão. O potencial para ultrapassagens dramáticas, reviravoltas inesperadas e engenhosidade humana aumentará a emoção para nossos fãs, demonstrando o compromisso incansável da Fórmula E e da FIA com a inovação. Como um campeonato nascido para aprimorar a transferência de tecnologia da pista de corrida para a rua, essa tecnologia marca uma mudança radical para os veículos de passeio e o potencial futuro do desempenho dos veículos elétricos”, afirma Alberto Longo, cofundador e diretor do Campeonato da Fórmula E.
“Após um programa de testes abrangente, estamos felizes por podermos mais uma vez ampliar os limites da mobilidade elétrica com a introdução do Pit Boost. Como parte dos regulamentos técnicos e esportivos da FIA, esse recurso inédito, pioneiro acrescentará outro elemento estratégico ao esporte, ressaltando o compromisso inabalável da FIA com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais avançadas, que seguem das pistas de corrida para as ruas – abordagem perfeitamente exemplificada pelo Campeonato Mundial ABB FIA de Formula E”, diz Marek Nawarecki, diretor sênior Esportivo de Circuitos da FIA.
O Pit Boost:
– Adiciona 10% de energia (+3,85kWh) às baterias dos carros da Fórmula E com uma recarga de 30 segundos, a 600 kW, como parte de um pit stop com parada completa e tempo total de 34 segundos.
– Obrigatório para todos os pilotos nas corridas designadas.
– É uma regra independente das regras existentes do modo de ataque, oferecendo às equipes dois elementos estratégicos para serem gerenciados em paralelo.
– Não mais do que dois membros da equipe de box podem trabalhar no carro durante o Pit Boost, além de um membro da equipe de box designado especificamente para parar e liberar o carro.
– Apenas um carro de cada vez, por equipe, pode realizar o Pit Boost (de forma não simultânea).
– Destaca a tecnologia de carregamento rápido de VEs, refletindo a inovação da Fórmula E que passas das pistas de corrida para as ruas.
– A FIA determinará a janela para realizar o Pit Boost (dependendo de um determinado valor de “status de carga”), que será compartilhado com as equipes 21 dias antes de cada corrida. (foto/divulgação)