Grid Solutions da GE utiliza tecnologia de raio-X digital para manutenção preventiva na RNEST

A divisão de Grid Solutions da GE utilizou tecnologia de raio-X digital, guiada pelo mesmo princípio utilizado no setor de saúde, para complementar a manutenção preventiva na subestação isolada a gás (GIS) da Petrobras, na Refinaria Abreu e Lima (RNEST), no estado de Pernambuco.
Feita pela primeira vez pela GE na América Latina, a estratégia de inspeção desenhada e implementada na RNEST incluiu diversas metodologias de inspeção complementares que eliminam a necessidade de abertura dos equipamentos para avaliação do estado dos disjuntores de alta tensão. A solução E possibilitou a redução do tempo de inatividade de equipamentos para manutenção preventiva em cerca de 75%, minimizando o impacto nas operações do cliente e otimizando a gestão de riscos por meio de avaliação dos ativos.
Em operação há quase uma década, a subestação de 145 kV RNEST GIS da Petrobras fica no município de Ipojuca (PE) e possui 15 baias. Todos os equipamentos passaram por manutenção preventiva com metodologias de inspeção não intrusivas, incluindo a tecnologia de inspeção digital por raios-X da GE que foi aplicada para avaliar o disjuntor do bay de acoplamento de barras.
Esse método inovador de inspeção mede possíveis variações de estado no ativo, como desgaste da parte ativa, danos internos e falhas incipientes. Com base em relatórios de medição, os engenheiros da GE avaliaram a condição dos ativos do equipamento GIS, rastrearam os componentes da subestação que precisavam de manutenção, possibilitando reparo de maior precisão, baseado na condição do equipamento.
“Estamos muito orgulhosos por oferecer à Petrobras essa estratégia de inspeção não intrusiva, integrando a inovadora solução de raio-X digital. Isso garante que a energia esteja disponível para suas operações ao mesmo tempo em que se aplica o cuidado e a atenção aos ativos, mitigando riscos de falhas”, afirma Lívia Silva, líder Comercial de Serviços da GE Grid Solutions na América Latina. “Para a GE, este é um marco na manutenção de subestações. Além disso, poder trabalhar em parceria com a Petrobras para entender as restrições e objetivos de seu negócio industrial nos ajuda a identificar e agilizar a estratégia de manutenção com base em condições adequadas, balanceamento de riscos e produtividade.”
O escopo geral da inspeção foi feito por meio de medição dinâmica de resistência de contato, análise de vibração, medição de descarga parcial e inspeção digital com raio-X. A equipe de Grid Solutions da GE analisou os dados coletados para recomendar apenas manutenção corretiva essencial.