Metal Mecânica

Grindstar da Junker permite retificar em vez de tornear

A Weifuautocam Precision Machinery Corporation de Wuxi, na China, usa a Grindstar da Junker para a produção de parafusos de ajuste destinados a bombas hidráulicas de alta pressão. A parceria entre as empresas começou em 2020, mas o namoro começou em 2017, quando profissionais da companhia chinesa observaram a máquina na EMO. “Vimos a Grindstar brilhar no estande da Junker”, diz Ding Yu, gerente de projetos da Weifuautocam, comentando o início do projeto. Com alta eficiência e elevada estabilidade de processo, a retificadora de perfil e corte excede os requisitos do cliente.

Por aqui, a marca “Weifu” é pouco conhecida. Porém, ela está associada a produtos de prestígio da mais alta qualidade. A Weifuautocam produz peças e componentes automotivos na China e faz parte do Grupo Weifu.

Wuxi, também conhecida como a “Pérola do Lago Taihu”, uma cidade com mais de 3.000 anos de história, é o berço da marca nacional da qual os chineses têm muito orgulho. A fábrica de bombas de óleo, como é conhecida localmente, produziu a primeira válvula de injeção na China. No final do século passado, a fábrica de bombas de óleo foi reformada e teve o seu nome alterado para Weifu High Technology Group Co. O Grupo Weifu administra atualmente 10 subsidiárias, a maioria delas de propriedade da empresa. Hoje conta com mais de 7.000 colaboradores.

A cooperação entre a Weifu e a Junker começou no início de 2020. Desde então, a Junker tem sido parte integrante da história da Weifu – da retificação de bombas de turbina até bombas Common-Rail.

A Grindstar produz parafusos de ajuste para bombas hidráulicas de alta pressão usadas em veículos com turboalimentador – uma das tecnologias que atendem às mais recentes normas nacionais de emissões VI.

“Nossos produtos podem ser encontrados em bicos injetores de motores automotivos, bombas de alta pressão e válvulas eletromagnéticas de transmissão. Nossa produção é realizada em três turnos todos os dias. Qualidade e velocidade são padrões fundamentais para nós. Estávamos constantemente em busca de máquinas melhores e mais rápidas”, diz Ding Yu, comentando o início do projeto.

 

SINERGIA – Dois processos de usinagem são realizados na máquina: a retificação de perfil e a retificação de corte. O efeito essencial de sinergia está na combinação destes dois processos em uma única fixação. A Grindstar substitui vários tornos, principalmente na produção em série. A usinagem é realizada diretamente a partir do material em barra (com comprimento de até 4 metros, opcionalmente 6 metros), fazendo com que a Grindstar seja muito eficiente. A máquina propicia não só o aumento da eficiência, como também a qualidade da superfície da peça.

“O fator decisivo foi a não necessidade de dressar os rebolos. A operação da máquina é simplificada pelo pequeno número de ajustes. Além disso, a máquina é equipada com um sistema de medição em processo, o que garante a estabilidade da qualidade e que nos permite implementar uma operação quase sem operador”, afirma Ge Wei, engenheiro de produção da Weifuautocam.

 

PIONEIRA – A Weifuautocam decidiu pela Grindstar e se tornou a primeira proprietária desta tecnologia na China. “Retificar em vez de tornear é uma tecnologia exigente desenvolvida pela Junker. O investimento em uma tecnologia bem desenvolvida valeu a pena para nós, pois pudemos iniciar a produção mais cedo e nos posicionar no mercado”, comenta Ding Yu, frisando que durante os muitos anos de cooperação entre as empresas, a qualidade da Junker convenceu.

“A Junker é excelente em termos de agilidade e tempo de resposta. Esse sentimento de cuidado e responsabilidade mútuos aprofundou ainda mais a nossa amizade”, afirma Ge Wei.

 

SERVIÇO – O Junker Asia Service Center planejou o comissionamento, bem antes da chegada da retificadora. Um técnico de serviço foi especialmente treinado para a montagem e os testes iniciais da máquina.

“Após a entrega, percebemos que a temperatura ambiente em nossa oficina divergia da temperatura ambiente padrão exigida para a máquina. O engenheiro da Junker nos treinou e nos auxiliou na realização de otimizações e melhorias relevantes para que as condições de operação normal da máquina fossem atendidas”, diz Ge Wei, destacando que a Weifuautocam estava bem preparada com a Junker. (foto/divulgação)

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