Grove assina acordo de cooperação para produzir e comercializar carros a célula de combustível no Brasil
A Grove Hydrogen Automotive Co. Ltd. assinou um acordo de cooperação com o estado de Minas Gerais, durante a Shanghai International Auto Show 2019, para dar prosseguimento à produção e distribuição dos veículos à célula de combustível para o Brasil.
A Grove e o estado de Minas Gerais vão trabalhar juntos para desenvolver a economia do hidrogênio no Brasil e na América do Sul. “Muito parecido com a China, o Brasil é um país rico em recursos naturais”, afirma professor Hao Yiguo, CEO e fundador da Grove Hydrogen Automotive. “A Grove está focada em estabelecer a mobilidade sustentável no mundo todo e, em Minas Gerais, nós temos o parceiro e o local para criar carros verdes, como estamos fazendo atualmente na China.”
Na Shanghai Auto Show, a Grove lançou um modelo de carro a célula de combustível e lançará outros modelos. Os carros da empresa são desenvolvidos para ter grande autonomia, com o primeiro lote de carros sendo capazes de rodar mais 1.000 km com um único tanque. O reabastecimento é realizado em poucos minutos.
A IGE, empresa matriz da Grove, é um dos grupos que lidera a produção de veículos a células de combustível na China, assim como no desenvolvimento e na manutenção. Ela também é a matriz da Wuhan Tiger, empresa do segmento de propulsores a células de combustível para veículos pesados. Esse ecossistema permite à Grove dar suporte não apenas à mobilidade baseada em hidrogênio, como também a toda a indústria automotiva baseada em hidrogênio.
“O estado de Minas Gerais dá boas vindas à OGE e à Grove, e a parceria também estreita a já extensa cooperação entre o Brasil e a China”, afirma superintendente de Atração de Empreendimentos e do Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado, Eduardo Brito. “O balanço entre a produção de energia limpa e o desenvolvimento econômico coincide com as diretrizes de desenvolvimento do estado, e esperamos que esta parceria possa nos levar a um future brilhante no campo dos veículos a célula de combustível.”
O programa começa a ser desenvolvido imediatamente. Os testes começam no final de 2019 e a operação será iniciada no final de 2020