HMS Networks anuncia nova geração de gateways para conexão a redes industriais
A HMS Networks anuncia a segunda geração do Anybus Communicator, – uma linha de gateways de alto desempenho para conectar dispositivos e máquinas a redes industriais. O Anybus Communicator para EtherNet/IP já está disponível e as versões que abrangem redes adicionais serão lançadas no final de 2020 e 2021.
No mercado por quase 20 anos, a linha Anybus Communicator é destinada à conectividade serial a fieldbus e Ethernet industrial. Popular entre os fabricantes de dispositivos, construtores de máquinas e integradores de sistemas em todo o mundo, hoje milhões de dispositivos e máquinas contam com os comunicadores para a conectividade da rede em uma ampla variedade de áreas de aplicações industriais.
A HMS anuncia uma nova linha de comunicadores de segunda geração a ser lançada em 2020. A primeira versão para EtherNet/IP já está disponível e será seguida pelas versões para Modbus TCP, Profinet e Profibus. As primeira e a segunda geração comunicadores coexistirão de acordo com um plano de ciclo de vida separado do produto.
Todos os comunicadores da segunda geração são alimentados pelo processador de rede industrial Anybus NP40, utilizado em todas as soluções integradas da HMS, garantindo que os comunicadores atendam aos requisitos exigentes em termos de desempenho, confiabilidade e segurança.
Dependendo da forma de utilização, os tempos de ciclo de dados são até 10 vezes mais rápidos do que com os comunicadores da primeira geração, graças aos novos hardware e software. Os usuários também podem se beneficiar de um suporte significativamente maior para a troca de dados, pois até 1.448 bytes podem ser transferidos do PLC conectado ao gateway, bem como do gateway ao PLC.
Além disso, para atender aos desafios de segurança atuais e futuros, todos os produtos estão equipados com um chip de segurança. Uma inicialização segura garante que o firmware não tenha sido violado.
Os comunicadores estão acondicionados em uma caixa fina para a montagem direta em trilhos DIN. Com todas as certificações industriais relevantes, como as marcações CE e UL, é suportada uma faixa de temperatura de -25 a +70°C para garantir que os comunicadores continuem operacionais mesmo em condições industriais muito exigentes.
CONFIGURAÇÃO – Antes de conectar o gateway a um PLC de uplink, o usuário configura o comunicador para se comunicar com uma sub-rede de um ou mais dispositivos/máquinas. Isto ocorre pela conexão à porta de configuração de Ethernet a partir de um computador, após isso o usuário pode abrir qualquer navegador de sua preferência para acessar a nova interface gráfica web e responsiva do usuário do comunicador de segunda geração. As configurações são feitas simplesmente por meio do recurso de arrastar e soltar e não é necessário nenhum software adicional.
Inicialmente, o comunicador de segunda geração se concentra principalmente na comunicação Modbus RTU com o equipamento conectado. São suportados até 150 comandos Modbus, o que permite configurações muito complexas com vários nós. As configurações finais podem ser armazenadas e gerenciadas de maneira segura para uso futuro. Quando concluído, o gateway está pronto para ser incluído como um nó no sistema PLC do outro lado do gateway.
A porta de configuração e sua interface web também permitem ao usuário monitorar e diagnosticar o tráfego da rede. O usuário pode ver imediatamente o status da conexão de rede industrial, a conexão serial e o status individual do nó serial. Os registros de comunicação são fornecidos para análise posterior pelo usuário.