Eletrônica e Informática

IBM lança ferramenta para rastrear emissões de gases de efeito estufa

A IBM lança nova ferramenta para ajudar as empresas a rastrear as emissões de gases de efeito estufa (GEE) em serviços de nuvem e aprimorar seu desempenho de sustentabilidade em suas jornadas híbridas e multicloud. Trata-se do IBM Cloud Carbon Calculator – um painel informado por IA – que pode ajudar os clientes a acessar dados de emissões em uma variedade de cargas de trabalho do IBM Cloud, como IA, computação de alto desempenho (HPC) e serviços financeiros.

Em todos os segmentos de mercado, as empresas estão adotando a modernização por meio da utilização de nuvem híbrida e IA para a transformação digital com resiliência, desempenho, segurança e conformidade em primeiro plano, ao mesmo tempo que agregam valor e impulsionam práticas de negócios mais sustentáveis .

De acordo com um estudo recente da IBM, 42% dos CEOs apontam a sustentabilidade ambiental como seu principal desafio nos próximos três anos. Ao mesmo tempo, o estudo relata que os CEOs estão sendo pressionados a adotar a IA generativa, enquanto analisam as necessidades de gerenciamento de dados para tornar a IA bem-sucedida.

O aumento no processamento de dados necessário para cargas de trabalho de IA pode apresentar novos desafios para organizações que buscam reduzir suas emissões de GEE . Com mais de 43% dos CEOs entrevistados já usando IA gerativa para embasar decisões estratégicas com informações, as empresas devem se preparar para equilibrar execução de cargas de trabalho de alto desempenho com sustentabilidade.

Para ajudar os clientes a responderem a esses desafios, a IBM Cloud Carbon Calculator foi projetada para identificar rapidamente padrões, anomalias e valores discrepantes em dados potencialmente associados a emissões de GEE mais altas. Com base na tecnologia da IBM Research e por meio de uma colaboração com a Intel, a ferramenta usa aprendizado de máquina e algoritmos avançados para ajudar as organizações a descobrir pontos críticos de emissões em sua carga de trabalho de TI e fornecer insights para informar sua estratégia de mitigação de emissões.

“Como parte de qualquer roteiro de transformação de IA, as empresas devem considerar como gerenciar o crescimento de dados na nuvem e em ambientes locais. Isso é especialmente crítico hoje, pois vemos que as organizações enfrentam pressão crescente de investidores, reguladores e clientes para reduzir suas emissões de carbono”, relata Alan Peacock, gerente geral de IBM Cloud. “Para a IBM, a redução do impacto ambiental para ajudar a criar um futuro mais sustentável é uma prioridade e estamos comprometidos em ajudar os clientes a atingir os objetivos de sustentabilidade e de negócios.” Com IBM Cloud Carbon Calculator habilitada para IA, estamos ajudando os clientes a entender melhor as emissões de gases de efeito estufa associadas às suas cargas de trabalho de TI e fornecendo a eles os insights para ajustar suas estratégias e avançar seus objetivos de sustentabilidade.” (imagem/divulgação).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo