Metal Mecânica

Index avança rumo à usinagem digitalizada e eficiente

A Index promete apresentar na EMO 2019, que acontece de 16 a 21 de setembro, em Hannover, na Alemanha, o futuro da usinagem eficiente. Junto com máquinas inovadoras e tecnologias de usinagem, a digitalização irá desenvolver papel principal. Assim, os visitantes poderão testemunhar e experimentar os abrangentes serviços disponíveis na plataforma na nuvem Index iXworld: desde a aquisição de uma máquina por aplicação até os serviços e manutenção.

Os visitantes também poderão ver 17 máquinas Index e Traub em ação no estande de 1.100 metros quadrados da companhia. Um dos principais destaques será a nova Index MS32-6 máquina multifuso, que será lançada no evento. Também em evidência estarão os centros de torneamento Index B500 e Traub TNA400, que são baseados na mesma plataforma e podem ser implementados universalmente. A Index C200tandem bifuso promete máxima produtividade. E as novas versões da Index C 100, equipadas com o iXcenter, mostram o que um centro de produção totalmente automatizado pode fazer.

As máquinas da Index poderão ser vistas também em diversos estandes além do da empresa, como no estande da Sonderschau Jugend, onde, com auxilio de parceiros da NachwuchsstiftungMaschinenbauFoundation, visitantes poderão ver uma completa cadeia de processo, da concepção à manufatura de um carro modelo de Fórmula 1. A mostra, no estande, inclui também um centro de torneamento-fresamento Index G200 aplicado na usinagem dos aros do carro de corrida.

INTEGRAÇÃO DIGITAL – Junto com todas as máquinas e tecnologias, um tópico fundamental é a digitalização. Visitando o endereço ixworld.com, os usuários da Index e da Traub podem acessar o iXworld e encontrar todas as informações sobre as máquinas e tecnologias da empresa, assim como visitando os portais de serviços iX4.0, iXshop, e iXservices. Cada um desses serviços oferece suporte digital para toda a cadeia de processos.

No coração do iXworld está a plataforma IoT iX4.0, que integra as máquinas Index e Traub como “gêmeos digitais” (digital twins). Esse é o ingresso para o futuro digital para todos os operadores. Desde julho deste ano, a Index oferece novas máquinas com o pacote iX4.0 go starter sob demanda. O pacote oferece acesso gratuito para todos os aplicativos iX4.0, por um período de 12 meses. Graças à solução aberta da Index, máquinas mais antigas da Index ou mesmo máquinas de terceira parte podem ser conectadas usando um conector IoT.

O iX4.0 aumenta a competitividade. Vários aplicativos contribuem para isso, como o AlarmMessenger, que informa o operador sobre paradas não programadas, ou o Status Monitor, que oferece a transparência exigida quando se processa dados MDA e ODA. Os aplicativos iX4.0 podem ser usados para monitoramento da condição da máquina para prevenir falhas de máquinas, antes que qualquer problema surja: o Spindle Check coleta informações sobre velocidade, carga no fuso, curva de temperatura etc., avalia e os mostra no formato de gráfico. O Axis Check desenvolve essas funções para eixos lineares.

RECONHECIMENTO – O iXshop já é um sucesso. Mais de 1.000 clientes da empresa já acessam o portal de compras – são mais de 200 mil acessos. As funções de busca inteligente tornam fácil comprar porta ferramentas, acessórios, dispositivos de fixação, peças de reposição, matérias-primas – tudo num único local e, se for desejado, integrado com os sistemas ERP in-house.

O iXservices é um portal de serviços da Index para gerenciar todas as máquinas, incluindo aquelas de fornecedores de terceira parte – incluindo falha, reparo, manutenção, e gestão de cuidados. Um modelo interativo de máquina em 3D, que ajuda o usuário identificar e fazer o pedido de peças de reposição economiza tempo. (texto:Franco Tanio/foto:divulgação)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo