Eletrônica e Informática

Índice de confiança do setor eletroeletrônico aumenta pelo terceiro mês seguido

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do setor eletroeletrônico aumentou 0,9 ponto no mês de agosto de 2023 em relação ao mês imediatamente anterior, registrando 51,7 pontos, conforme dados da CNI agregados pela Abinee. É a terceira elevação consecutiva. O Icei do setor permanece acima da linha divisória dos 50 pontos nos últimos dois meses, fatores que indicam melhora na confiança do empresário do setor.

O Icei varia de 0 a 100 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos mostram confiança do empresário industrial e abaixo de 50 pontos apontam falta de confiança.

O avanço na confiança do empresário do setor está sendo influenciado pelas expectativas para os próximos meses, visto que as condições atuais da economia ainda permanecem desfavoráveis.

Mesmo com essa melhora, o índice de confiança do empresário do setor permanece abaixo dos patamares verificados no ano passado. O Icei do setor em agosto ficou 5,6 pontos abaixo do registrado em no mesmo mês de 2022, que estava em 57,3 pontos.

Desde o final do ano passado, o Icei do setor vem oscilando próximo da linha divisória de 50 pontos, demonstrando que o empresário do setor permanece muito cauteloso.

A expansão do Icei do setor registrado em agosto de 2023 resultou do acréscimo de 1ponto no Icei da área elétrica, que passou de 51,4 para 52,4 pontos e da elevação de 0,9 ponto da área eletrônica, que aumentou de 50,1 para 51,0 pontos.

Dessa forma, observa-se que a confiança do empresário da área eletrônica permanece nos últimos dois meses acima da linha divisória de 50 pontos. Esse comportamento já ocorre há sete meses.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo