Metal Mecânica

Indústria do plástico segue otimista com o desempenho setorial

Na coletiva de abertura da Plástico Brasil 2019, que acontece entre os dias 25 e 29 da março, no São Paulo Expo, Gino Paullucci, presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Acessórios para a Indústria do Plástico da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), destacou que a segunda edição da feira tem sido motivada, principalmente, pelo bom desempenho do setor do plástico em 2018, quando a indústria de máquinas cresceu entre 6% e 7% e, só o setor de máquinas para plástico, 20%.

Questionado sobre as perspectivas do segmento para 2019, Paullucci não escondeu o otimismo: “São as melhores possíveis. Queremos despertar os transformadores para a necessidade de máquinas mais modernas. O mercado interno, que é um grande consumidor, tem feito a diferença no faturamento do setor, renovando ou ampliando seu parque.”

Porém, o mercado não vive só de expectativas. Segundo o presidente, a Abimaq e a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) já têm em mãos uma agenda com várias propostas na área de competitividade, as quais serão apresentadas, uma a uma, ao presidente da república e seus ministros. O objetivo é prosperar todos os setores ligados ao plástico, inclusive o de resinas, que, segundo Andrea Cunha, diretora de assuntos técnicos da Abiquim, se manteve estável em 2018.

Outra bandeira levantada pela Plástico Brasil e seus organizadores foi a questão da sustentabilidade, visto que há uma concentração de planos infundados contra o plástico e toda sua cadeia. Miguel Bahiense, presidente da Plastivida, também presente na coletiva, disse que o gargalo no meio ambiente não é o próprio plástico, mas sim o erro na forma como é consumido e descartado.

“É preciso canalizar as forças para educar a população sobre o consumo consciente, ou seja, transformar a relação que as pessoas têm com o plástico e o seu descarte no meio ambiente”, ressalta. É por esse motivo que a Plástico Brasil, por sua vez, apoia ideias que contemplem os processos de reciclagem dos produtos plásticos.

A Indústria 4.0 também foi citada na reunião com a imprensa. Paullucci disse que as indústrias vão aderir com o tempo e algumas se adaptarão mais rapidamente do que outras. “Acaba sendo imprescindível falarmos no assunto porque a função da Indústria 4.0 é corrigir a produtividade, melhorando, inclusive, tempo de produção e encargos de manutenção, mas é preciso cautela e respeitar o tempo de cada empresa”, finaliza.

SERVIÇO:

Plástico Brasil – Feira Internacional do Plástico e da Borracha
Data: 25 a 29 de março de 2019
Horário: Das 10h às 19h
Local: São Paulo Expo Exhibition & Convention Center (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – São Paulo – SP)
Iniciativa: Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) e Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim)
Promoção e organização: Informa Exhibitions
Entrada: Gratuita para profissionais do setor, com credenciamento online www.plasticobrasil.com.br ou no local

FONTE: IPESI

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios