Eletrônica e Informática

Infineon usa placa de circuito impresso reciclável e biodegradável, à base de fibras naturais

A Infineon Technologies AG está utilizando a Soluboard, um substrato de placa de circuito impresso (PCI) reciclável e biodegradável, baseado em fibras naturais e um composto de polímero livre de halogênio. O produto foi desenvolvido pela startup britânica Jiva Materials e ajuda a reduzir a pegada de carbono da indústria eletrônica.

O material da PCI à base de plantas Soluboard (nas fotos, a PCI intacta e desmontada) é feito de fibras naturais, que têm uma pegada de carbono muito menor do que as tradicionais à base de fibra de vidro. A estrutura orgânica é envolta em um polímero não tóxico que se dissolve quando imerso em água quente, deixando apenas material orgânico compostável. Isso não apenas elimina o desperdício de PCI, mas também permite que os componentes eletrônicos soldados à placa sejam recuperados e reciclados. Ao usar o Soluboard para suas placas de demonstração e avaliação, a Infineon está fazendo outra contribuição importante para o teste de projetos sustentáveis ​​na indústria eletrônica

“Pela primeira vez, um material de PCI reciclável e biodegradável está sendo usado no projeto de eletrônico para aplicações industriais e de consumo – um marco para um futuro mais verde”, diz Andreas Kopp, chefe de Gerenciamento de Produtos Discretos da Divisão de Energia Industrial Verde da Infineon. “Também estamos pesquisando ativamente a reutilização de dispositivos de energia discretos no final de sua vida útil, o que seria um passo adicional significativo para promover uma economia circular na indústria eletrônica.”

“A adoção de um processo de reciclagem à base de água pode levar a maiores rendimentos na recuperação de metais valiosos”, diz Jonathan Swanston, CEO e cofundador da Jiva Materials. “Além disso, a substituição de materiais FR-4 PCB por Soluboard resultaria em uma redução de 60% nas emissões de carbono – mais especificamente, 10,5 kg de carbono e 620 g de plástico podem ser economizados por metro quadrado de PCI.”

Atualmente, a Infineon está usando o material biodegradável para reduzir a pegada de carbono das placas de demonstração e avaliação – mas também está explorando a possibilidade de usar o material para todas as placas para tornar a indústria eletrônica mais sustentável. Ao fazer isso, a Infineon está seguindo a agenda “Green Deal” da Comissão Europeia, que visa alcançar a neutralidade climática até 2050, tornando a circularidade o mainstream em nossas vidas e acelerando a economia verde da União Europeia. Além disso, a empresa está comprometida com a coleta e reciclagem responsáveis ​​de produtos eletrônicos de sua fabricação, de acordo com a Diretiva da União Europeia sobre Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (WEEE).

A Infineon produziu três placas de demonstração diferentes usando a tecnologia Soluboard e planeja expandir sua oferta nos próximos anos. Mais de 500 unidades já estão em uso para mostrar o portfólio de energia discreta da empresa, incluindo uma placa que apresenta componentes específicos para aplicações em refrigeradores. Com base nos resultados dos testes de estresse em andamento, a empresa planeja fornecer orientação sobre a reutilização e reciclagem de semicondutores de energia removidos do Soluboards, o que pode prolongar significativamente a vida útil dos componentes eletrônicos.

A pesquisa também fornecerá à Infineon uma compreensão fundamental dos desafios de projeto e confiabilidade que os clientes enfrentam com o novo material em suas principais aplicações. Em particular, os clientes se beneficiarão com o novo conhecimento, pois contribuirá para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. (texto: Franco Tanio/foto: divulgação).

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios