Instalação de sistemas de geração solar exige cuidados para ser seguro e eficiente
A capacidade geração de fonte solar fotovoltaica não para de crescer no Brasil e ultrapassa a marca de 15 gigawatts (GW), somando as usinas de grande porte e os sistemas de geração própria de energia elétrica em telhados, fachadas e pequenos terrenos. No segmento de geração própria de energia, são mais de 10,03 GW de potência instalada da fonte solar. A tecnologia solar é utilizada atualmente em 99,9% de todas as conexões de geração própria no país, liderando com folga o segmento, de acordo com dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).
O sucesso da geração própria a partir de fonte solar é inegável. Porém, cuidados são necessários para que a tecnologia traga apenas benefícios, e não perigo aos usuários. Lucas Troia, diretor Comercial da Enphase Energy, fornecedora de sistemas de energia solar fotovoltaica, preparou uma lista regras fundamentais para ter um sistema seguro e eficiente.
De acordo com Troia, não é só a parte elétrica que requer atenção quando se fala em sistema fotovoltaico. Antes mesmo da escolha dos equipamentos a serem utilizados, é preciso levar em consideração a escolha da estrutura de fixação, ou seja, o telhado da propriedade. É necessário estudá-lo detalhadamente para analisar e entender o tipo de telha que será trabalhada e o tipo de fixação de tais telhas, além da comprovação de que o telhado irá sustentar o peso do futuro sistema escolhido.
Outra medida que precisa ser avaliada previamente é relacionada ao sistema de aterramento da propriedade. Alguns inversores precisam ter referência de terra para funcionar e para que os dispositivos de proteção contra surtos atuem de forma correta. Por isso, é importante tanto para o funcionamento do sistema quanto para a segurança e proteção do mesmo que o aterramento seja confiável.
Outro ponto é que existe a praticidade dos kits prontos, oferecidos pelas distribuidoras. Entretanto, é preciso ficar atento, pois alguns kits incluem equipamentos que não são necessários; outros não incluem os que são necessários. Troia diz que é importante deixar claro que cada instalação é única e precisa ser analisada conforme as necessidades de cada propriedade e, sobretudo, se tais equipamentos atendem às normas de segurança exigidas.
Outro aspecto que precisam ser analisados são as conexões realizadas. As conexões realizadas durante a instalação são uns dos principais motivos que causam acidentes em sistemas fotovoltaicos, como incêndios e choques elétricos, destaca Troia. É fundamental que o profissional seja qualificado para realizar tais conexões da forma mais correta possível, utilizando ferramentas e terminais apropriados, assim como conferir a instalação mais de uma vez, frisa.
Para o executivo, seguindo esses passos, será possível unir sustentabilidade e segurança. Ele frisa que é importante que a avaliação de um profissional qualificado é a melhor recomendação para a instalação de equipamentos solares.