Metal Mecânica

Tractian prevê mais que triplicar produção de sistemas de monitoramento industrial em São Paulo

A Tractian, empresa que oferece sistemas de monitoramento industrial, possui uma fábrica de sensores que produz 4.000 dispositivos mensalmente São Paulo. A produção saiu do final do segundo semestre de 2021 de 500 dispositivos por mês, para 4.000. Até o final do primeiro semestre a expectativa é produzir 13.000 dispositivos.

A Tractian produz sensores IoT que conseguem medir com precisão a temperatura, vibração e horímetro de máquinas, chamado Smart Trac. Com ele, todas as coletas são enviadas em tempo real para a plataforma da Tractian, onde o cliente tem acesso a tudo de forma fácil e online. Para conectar o sensor e a plataforma, a empresa produz também um gateway, o Smart Receiver, que recebe as informações coletadas pelo sensor e as envia para a plataforma, que posteriormente realiza uma análise. Ambos os produtos são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Para Igor Marinelli, co-CEO e fundador da Tractian, ser produtor e desenvolvedor do software e do hardware facilita a rotina do serviço oferecido pela empresa já que com a tecnologia desenvolvida é possível que todo o serviço oferecido esteja alinhado e seguindo o mesmo padrão de qualidade.

Os dispositivos são montados manualmente, por equipe dividida entre produção, operação e qualidade. Na fábrica, localizada na Vila Mariana, na cidade de São Paulo, e que ocupa um espaço de 230 m², são realizados testes de vibração e temperatura antes de chegar na última parte do processo, que consiste em inspeção visual de qualidade, que averigua três etapas: recebimento, produção e finalização. Testes são realizados para assegurar não só a qualidade, mas a assertividade e segurança do produto.

Pela produção completa dos sensores – desde a impressão, montagem e inserção de cada parafuso e bateria – ser realizada na sede da Tractian em São Paulo (SP), o mesmo lugar em que acontecem os desenvolvimentos da plataforma de monitoramento online e todo o resto da operação da empresa, há uma intersecção entre os times de hardware, produção e sucesso do cliente. As três áreas ficam em contato constante para trazer os melhores resultados e o melhor produto para o cliente. Quando a equipe de sucesso do cliente recebe feedbacks dos mantenedores, enviam diretamente para os times de plataforma e hardware para melhorar a fabricação do produto e manter a tecnologia em constante aprendizado, sempre buscando evolução.

“Nos preocupamos muito com a qualidade do produto, desde o início até o final da produção. Por isso ter uma fábrica é um diferencial que só algumas empresas possuem. O produto tem que ser útil para o gestor e desenvolver, montar o produto aqui não só traz mais agilidade, mas também pontualidade, isso garante que o prazo de entrega para os nossos clientes seja o mais rápido possível”, comenta o co-CEO.

A Tractian possui a licença prévia de instalação e operação da Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, que permite a fabricação de aparelhos e equipamentos de medida, teste e controle.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo