Serviços

Interface universal de máquinas-ferramenta começa a decolar

A indústria alemã de máquinas-ferramenta (VDW) está desenvolvendo a umati (universal machine tool interface ou interface universal de máquinas-ferramenta). Recentemente deu um importante passo para que a umati se torne um protocolo padrão – a VDW e a OPC Foundation estabeleceram um grupo de trabalho, que começará a funcionar efetivamente em janeiro de 2019.

A umati passou num primeiro teste numa demonstração durante a feira AMB, realizada em Stuttgart, na Alemanha -15 máquinas, de nove fabricantes e cinco plataformas de controle – foram conectadas com numerosos parceiros de comunicação. A troca de dados foi baseada em um extrato do primeiro conjunto de parâmetros, que havia sido definido em conjunto para essa finalidade. Os participantes reportaram que a instalação da rede de comunicação demorou de oito a 16 horas.

De acordo com o dr. Alexander Broos, project manager para a umati na VDW, o próximo importante passo para a umati será uma demonstração na EMO Hannover 2019. “Na principal feira de negócios do setor metalmecânico do mundo, queremos apresentar um número significativamente maior de parceiros internacionais participando na umati”, afirma.

Para isso, a VDW está em conversações com os mais importantes parceiros de mercado do mundo. Além disso, para a planejada colaboração com as empresas, a VDW vem trabalhado de forma muito próxima com suas congêneres na Europa, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e outros.

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo