Inversor solar e acumulador de bateria Fronius atingem eficiência energética máxima
Um estudo realizado pela Universidade de Ciências Aplicadas de Berlim, na Alemanha, inspecionou, por meio de institutos de teste independentes, a eficiência geral de 21 sistemas de armazenamento doméstico de energia e analisou a interação entre inversores fotovoltaicos e acumuladores de bateria de 14 fabricantes. Nos dois casos, os produtos Fronius alcançaram o mais alto desempenho verificado até hoje.
O inversor híbrido Fronius Symo GEN24 10.0 Plus e a BYD Battery-Box H11.5 conquistaram, respectivamente, o primeiro e o segundo lugar na “Inspeção de armazenamento de energia 2020” realizada pela universidade.
A avaliação foi baseada em dois casos de referência distintos: um deles combinou um sistema fotovoltaico 10 kWp com bomba de calor e carro elétrico, considerando um consumo doméstico médio anual de 5010 kW/h. O segundo caso de referência, mais enxuto, analisou o SPI para um sistema fotovoltaico de 5 kWp com o mesmo consumo doméstico anual que no cenário de 10 kWp.
Na categoria de 10 kWp, a combinação do inversor híbrido Fronius GEN24 10.0 Plus com a BYD Battery-Box H11.5 convenceu o júri e atingiu um valor de SPI de 94%, o que nunca foi verificado antes. Classificada em primeiro lugar, é a única combinação que atingiu a classe de eficiência energética A e tem um desempenho claramente superior a outros sistemas. A dupla também teve um excelente desempenho na classe de 5 kWp e, com 92,3%, ficou perto do vencedor, no segundo lugar. Apenas os dois alcançaram eficiência energética classe A nesta categoria.
O estudo, que quantifica a eficiência geral com o Índice de Desempenho do Sistema SPI (System Performance Index), destaca quão importante é a eficiência energética dos sistemas de armazenamento de energia solar e atestou que “em um sistema menos eficiente testado, quase 1100 quilowatts-hora são perdidos anualmente devido a altas perdas na conversão, 600 quilowatts-hora a mais que o vencedor da Fronius”.