Metal Mecânica

Jeol lança máquina de impressão 3D para metais baseada em feixe de elétrons

A Jeol Ltd., empresa de origem japonesa, lança a máquina de manufatura aditiva para impressão 3D de metais baseada em feixe de elétrons. A nova máquina, JAM-5200EBM, utiliza tecnologia de microscópio de elétrons de mais alto desempenho do mundo e sistema de litografia de feixe de elétrons para a fabricação de semicondutores.

A empresa informa ter desenvolvido a máquina de manufatura aditiva metálica de feixe de elétrons com a maior potência, maior densidade e maior velocidade. Além disso, graças ao cátodo de longa vida e livre de hélio, a redução de custos e produção em massa de peças de alta qualidade e reprodutibilidade são alcançadas. O cátodo de vida mais longa do mundo de 1.500 horas ou mais melhora a produtividade, reduzindo o tempo de inatividade para substituição de cátodos e melhorar a produtividade.

A expectativa da Jeol é que a JAM-5200EBM seja utilizada em campos que requerem um alto nível de qualidade, como aeroespacial, energia industrial, e médico.

Ainda de acordo com a companhia, por não requerer gás hélio para evitar a dispersão de pó, pode manter a qualidade de fabricação até o tempo de vida do cátodo a um baixo custo.

O exclusivo sistema de dispersão de pó da Jeol, “e-Shield”, evita o fenômeno da dispersão. Graças ao ambiente livre de hélio, as peças não somente podem ser fabricadas em um espaço limpo, como a superfície do cátodo também fica menos suscetível a danos, permitindo que o feixe de elétrons permaneça estável. Como resultado disso, a qualidade da fabricação pode ser mantida até o final do tempo de vida do cátodo.

A função de ajuste automático de feixe de elétrons proporciona uma fabricação de alta qualidade e reprodutibilidade. A tecnologia desenvolvida no microscópio de elétrons e sistema de litografia de feixe de elétrons para fabricação de semicondutores permitiu o ajustes automático do foco e a distorção do feixe de elétrons. Assim, é alcançada uma alta qualidade e alta reprodutibilidade na fabricação.

O usuário também pode verificar o status da fabricação e do sistema por meio do sistema remoto de monitoramento 24 horas por dia, 365 dias por ano.

JAM-5200EBM (Photo: Business Wire)
JAM-5200EBM (Photo: Business Wire)

Mostrar mais

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo